TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social Corporativa - ESG: Ações da empresa CIAFAL na revitalização de um PSF em Divinópolis-MG.

Por:   •  16/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.057 Palavras (17 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

Responsabilidade Social Corporativa - ESG: Ações da empresa CIAFAL na revitalização de um PSF em Divinópolis-MG.

Corporate Social Responsibility - ESG: Actions by the company CIAFAL in the revitalization of a Primary Health Care Unit (PHCU) in Divinópolis, Minas Gerais, Brazil.

Ana Paula de Souza – Graduanda em Administração Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Cláudio E-mail: ana.1893749@discente.uemg.br

Graziela Fernanda Teixeira Silva – Graduanda em Administração Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Cláudio

E-mail: graziela.1893720@discente.uemg.NR

Rayane Vilaça de Moraes – Graduanda em Administração Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Cláudio E-mail: rayane.1893809@discente.uemg.br

Júlio César Amorim Castro – Especialista em Administração (Orientador) Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Cláudio

E-mail: juliocesarmetal@yahoo.com.br

RESUMO: (redigir ao final)

PALAVRAS-CHAVE:

ABSTRACT: (redigir ao final)

KEYWORDS:

  1. Introdução

O presente trabalho acadêmico, ira discirrer sobre o tema responsabilidade social corporativa (RSC), que se baseia-se no compromisso das empresas em agir de forma ética e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a considerar os impactos sociais, ambientais e econômicos das atividades empresariais. A RSC abrange práticas de sustentabilidade, responsabilidade social, transparência e governança corporativa. Além dos benefícios sociais, as empresas podem fortalecer sua reputação, atrair talentos e ganhar a confiança dos consumidores.

O problema principal é entender quais as motivações para a empresa CIAFAL promover ação social na cidade de Divinópolis.Consideramos as seguintes hipóteses:: a de que a empresa realiza ações sociais para obter isenção fiscal; a empresa empreende ação social que possa atender as comunidades em que se encontram seus colaboradores e, ainda, a empresa empreende ação social para promover e divulgar sua marca junto a opinião pública.

O objetivo geral é compreender as motivações que levaram a CIAFAL a promover uma responsabilidade social corporativa de revitalização do PSF do bairro Icaraí. Como objetivos específicos são: descrever a ação social promovida pela empresa CIAFAL no posto de saúde da família do bairro Icaraí de Divinópolis-mg no período 2019-2023. (avaliar o PSF antes e depois da revitalização); analisar a percepção dos servidores do PSF Icaraí sobre a revitalização do PSF por iniciativa da empresa CIAFAL e, ainda, avaliar a repercussão de ação social promovida pela empresa CIAFAL no PSF Icaraí entre os membros da comunidade beneficiada.

O tema RSC – responsabilidade social corporativa é um dos pilares do ESG. É a sigla “S” que representa ações sociais que as empresas desenvolvem em uma comunidade. Ambos: ESG e RSC, são questões atuais nos estudos, prática e teoria, da ciência da administração e na ordem de tomada de decisão de pequenas, médias e grandes empresas em seus respectivos conselhos administrativos.

O presente artigo se justifica em analisar a ação referente à responsabilidade social corporativa da empresa CIAFAL especificamente a restauração do posto de saúde da família localizada no bairro Icaraí em Divinópolis-MG, nas diferentes partes envolvidas. Tema tão recorrente e importante para a administração moderna, em que, através dessa análise, buscaremos compreender de que forma essa iniciativa beneficiou a empresa, seus colaboradores e os usuários da unidade de saúde.

  1. REVISÃO TEÓRICA

  1. RSC - Responsabilidade Social Corporativa

Aligleri e Borinelli (2001) destacam que a responsabilidade social é uma atuação voluntária das empresas tanto com as comunidades externas (consumidores, fornecedores, sociedade civil) quanto internas (empregados, acionistas), visando contribuir para o bem-estar social e ambiental. Segundo Ashley (2002,p.98) define responsabilidade social como o compromisso que uma organização tem com a sociedade, expresso por meio de ações que a afetem positivamente, agindo de forma proativa e coerente com seu papel específico na sociedade. Segundo essa visão, uma organização deve ressarcir a população de alguma maneira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade em que está inserida.

De acordo Camargo (2002, p.92), responsabilidade social corporativa, ou RSC, refere-se às estratégias de sustentabilidade ao longo prazo das empresas que, em sua lógica de desempenho e lucro, passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e ou ambientais de suas atividades, com o objetivo de contribuir para o bem comum e para a melhora da qualidade de vida das comunidades. Entende-se, com isso, que a responsabilidade social corporativa se tornou uma estratégia organizacional para alcançar a melhoria, tendo um retorno em longo prazo de seu lucro e recursos investidos em suas ações sociais, porém na sociedade e meio ambiente seus efeitos são de curto prazo, trazendo um bom desenvolvimento da sociedade como um todo.

O autor Chiavenato (1999, p.121), menciona que, a RSC é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Cabe salientar que, a organização além de preocupar-se com seus lucros se sente no direito de ressarcir de alguma forma a sociedade, portanto passam a adotar ações que beneficiem a sociedade, e que quando alcançadas atingem seu grau de eficiência e eficácia.

Segundo Garcia (1999, p. 2), a RSC significa, por exemplo, tratar com dignidade os seus funcionários, fabricar produtos adequados ao que se espera, prestar serviços de qualidade, veicular propaganda verdadeira, promover limpeza no ambiente de trabalho, não sujar ruas ou dificultar o trânsito, contribuir para as causas da comunidade, não explorar mão de obra infantil escrava, ou de qualquer forma incapaz de se defender. Age de forma socialmente irresponsável a empresa que não observa esse comportamento. Nesse sentido podemos considerar que a empresa que pratica ações de responsabilidade social, contribuem de todas as formas para com o crescimento da sociedade, seja ela cultura, educação, emprego, lazer, alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com