TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do discurso sobre responsabilidade social corporativa nas empresas

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo 4 – RSC e direitos humanos

Atividade: Individual

Título: Análise do discurso sobre responsabilidade social corporativa nas empresas.

Aluno: Carlos Vinícius Bindewald

Disciplina: Ética e responsabilidade social

Turma: 0516-6_1-MBA_ERSOCEAD-24_09052016_1

Introdução

A temática da “responsabilidade social” vem ganhando cada vez mais força em todo mundo. Muitas empresas veem isto como algo que pode trazer uma boa imagem a mesma. Já outras, veem o tema um pouco mais a fundo, tentando-se inserir na sociedade de uma forma que a mesma não a veja mais apenas com uma entidade em busca de lucro, mas também ajude o seu entorno a ser melhor, mais saudável, elevando o nível cultural da comunidade.

Segundo (PERSEGUINI), pode-se definir responsabilidade social como “conjunto de ideias e práticas que fazem parte da estratégia de uma organização (empresa), cujo objetivo é gerar benefícios para todas as partes envolvidas e interessadas na empresa (chamadas de stakeholders) e evitar prejuízos. ”

Neste trabalho analisaremos a relação da companhia de saneamento básico do estado de São Paulo (SABESP) com os seus stakeholders.

 Os principais stakeholders da SABESP

Com base no relatório social anual 2008 da empresa, pôde-se constatar tanto stakeholders internos como também externos. Sendo eles:

  • Internos
  • Funcionários;
  • Acionistas;

  • Externos
  • Sindicatos;
  • Fornecedores;
  • Instituições de ensino;
  • Clientes;
  • Meio ambiente;
  • Família dos empregados;
  • Comunidade;

Algum importante stakeholder que não tenha sido abordado pelo relatório

Apesar de a empresa buscar ter uma relação tanto com os seus stakeholders internos como também com os externos, percebe-se que o relatório não faz nenhuma menção às chamadas ONGs (organizações não-governamentais).

As ONGs são organizações não-lucrativas que fazem ações em diversas áreas, incluindo as áreas sociais e ambientais. Sendo assim, são organizações que podem, muitas vezes, exercer grande influência sobre as operações da empresa.

Assim, a busca por uma relação mais próxima com algumas dessas ONGs poderia ser de grande valia para empresa e poderia evitar até mesmo protestos por parte das mesmas, que, muitas vezes, trazem bastante repercussão e podem manchar a imagem da organização.

Os supostos interesses da SABESP no relacionamento com os stakeholders

Analisando-se o relatório, constata-se que a empresa busca realizar ações que não estão ligadas somente ao seu próprio lucro. A empresa investe no bem-estar dos seus funcionários, com investimento em, por exemplo, desenvolvimento profissional. Neste caso, o objetivo da empresa pode estar tanto em buscar que os funcionários se sintam mais motivados, como também, em melhorar a sua própria produtividade.

Contudo, há também ações que não estão ligadas diretamente ao negócio da empresa, como por exemplo, investimentos em cultura e esporte. Nestes casos, percebe-se que a empresa busca mostrar que se preocupa também com o bem-estar da sociedade.

Assim, os interesses da empresa estão tanto no âmbito de seu próprio negócio, visando o seu melhor desempenho como empresa, como também em se relacionar de uma forma mais próxima com a sociedade, para que esta veja empresa com “outros olhos”, ou seja, que não está apenas atrás do lucro, mas também de melhorar a vida das pessoas.

Conclusão

A partir do relatório elaborado pelos institutos Ethos e Akatu, percebe-se que a população, em geral, está cada vez mais atenta às ações praticadas pelas organizações e tendem a valorizar empresas que se importam com a sociedade e não estejam apenas atrás do lucro a qualquer custo.

O relatório social da empresa SABESP, indica que a mesma possui várias ações voltadas à responsabilidade social. Contudo, em algumas frentes, a empresa ainda deixa a desejar, como, por exemplo, com relação ao meio ambiente. No relatório, um dos stakeholders apontados é o meio ambiente. Porém, ainda não foi colocada nenhuma meta, de forma que não há assim um objetivo a ser alcançado neste quesito.

De uma forma geral, a população aos poucos está se conscientizando sobre o papel que as empresas possuem na sociedade, não as vendo mais apenas como geradoras de emprego. Assim, passa a ser primordial para as empresas que tentem se inserir de uma forma mais proativa na sociedade, pois, caso ignorem esta tendência, em algum momento podem ser penalizadas por seus clientes, que podem passar a buscar por serviços/produtos de empresas que sejam mais conscientes social e ambientalmente.

Referências bibliográficas

PERSEGUINI, Alayde dos Santos. Responsabilidade social. 1ª Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil (2015). 147 p.

SABESP. Balanço social anual/2008.

Instituto AKATU & Instituo ETHOS. Responsabilidade social das empresas; Percepção do consumidor brasileiro. Grupo Carrefour. 2006-2007

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com