TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industria

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A administração no conceito das empresas surgiu como resposta a partir da Revolução Industrial, as indústrias passaram a produzir para acumular e posteriormente vender o excedente e onde a lógica dos lucros consolidou se como variável natural do sistema social. Neste período histórico que se iniciaram os estudos aprofundados na administração. Também surgiram clássicos da sociologia que desenvolveram um método de abordar a realidade das classes sociais e a visão de trabalho.

Com o passar o passar do tempo a tecnologia foi se aperfeiçoando e também surgiu à necessidade de informação para isso a comunicação torna-se um fator indispensável para a administração.

Outro aspecto a ser estudado é a gestão ética utilizada pelas organizações nas estratégias de marketing para atrair público.

1- Entender a evolução histórica das Teorias da Administração é a base para o bom desenvolvimento de seus estudos. Após estudar os materiais da disciplina, escreva sobre a abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração. Desenvolva um texto diferenciando as escolas umas das outras.

Os estudos que iniciam a abordagem clássica são precedidos por Frederick Taylor e Henry Fayol. Taylor deu ênfase a tarefa, propôs uma abordagem de estudos relacionados à produção em massa com diminuição do tempo de trabalho e redução dos gastos com insumos a partir da divisãopadronizada do trabalho, buscava condições que permitissem o operário a produzir com o máximo de eficiência. Fayol enfatizou a estrutura, dividindo a organização em seis funções básicas (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa). Funções Administrativas: planejar, organizar, comandar, coordenar, e comandar. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando, tendo também como características a empresa de sistema fechado e manipulação dos trabalhadores.

Já na abordagem humanista temos Elton Mayo como representante, sua teoria propunha uma visão do homem enquanto parte da organização, foi basicamente um movimento de reação e de oposição a Teoria Clássica. O movimento de Hawthorne permitiu o delineamento dos princípios básicos na escala das Relações Humanas que veio a se formar logo em seguida.

Desta maneira podemos observar que a abordagem Clássica tratava a organização como uma máquina enfatizava tarefas ou a tecnologia, tinha autoridade centralizada, linhas claras de autoridade, especialização e competências, confiança nas regras e nos regulamentos. As abordagens comportamental e humanista trata a organização como um grupo de pessoas, enfatiza as pessoas e é inspirada em sistemas de psicologia, delegação plena de autonomia, ênfase nas relações humanas entre as pessoas, e confiança nas pessoas.

A abordagem comportamental surgiu com o enfoque de enxergar as pessoas na organização de forma diferente, iniciam-se discussões a cerca do ser humano enquanto variável que interferiria nos processos produtivos e nos resultadosorganizacionais.

Essa teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana, notadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.

Outro aspecto importante da Teoria Comportamental é o Processo Decisorial. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.

Por fim, uma extensa apreciação crítica a respeito da Teoria Comportamental na Administração como uma tentativa de balanço de suas contribuições e suas limitações mostra sua profunda influência na teoria administrativa.

2- A comunicação é um processo que envolve várias etapas, tipos e formas. Tomando por base o Cap. 1 O processo de comunicação do livro Comunicação e Linguagem de Heidi Strecker escreva um texto destacando os elementos da comunicação e a importância da comunicação eficaz na Administração.

Nos dias atuais precisamos nos comunicar bem, seja no trabalho, na escola, em casa, pois a comunicação é um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, idéias. Sabemos que a comunicação evoluiu com o passar dos anos, com o avanço tecnológico ficou mais fácil e acessível ter informações, pois a todo o momento estamos à disposição de dados. Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem pode ela verbal ou não verbal, para que haja comunicação sãonecessários alguns elementos: emissor, receptor, mensagem, código, canal de comunicação e contexto.

O emissor da mensagem deve ter cuidado, pois cada pessoa pode interpretar de forma diferente a mensagem, devido a conhecimentos, valores, cultura, habilidades de cada um.

Existem também as funções de linguagem que são: função referencial, também chamada de denotativa ou informativa, função emotiva, unção conotativa, função metalingüística, função fática e função poética.

Conforme exposto no capitulo 1, para que uma mensagem seja eficaz e para que ela chegue ao seu destino, temos que observar os fatores que estão ligados a comunicação. Essa perfeição e difícil ser obtida na prática, pois a comunicação passa a ter ruídos que afetam os canais de comunicação tanto para o emissor como para o ambiente ou mensagem, por está razão, a proximidade com o colaborador, a maneira de disseminar uma informação é muito importante, pois evita que as barreiras ocasionem estragos no processo comunicativo, comprometendo os objetivos pré-estabelecidos.

É preciso evidenciar que os ruídos na comunicação empresarial podem acarretar muitos prejuízos para a organização, quando é executada de maneira incorreta. A organização pode perder clientes e funcionários por informações que lhe foram omitidas, por falta de reuniões com a equipe para disseminar uma decisão estratégica, por ignorar o público a que se destinava uma mensagem que poderia acarretar ruídos ou falta de atenção.

Há também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com