TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO EM UMA EMPRESA TERCEIRIZADA DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO EM UMA EMPRESA TERCEIRIZADA DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL  

Kíssila Barreto

RESUMO

Resumo deve conter breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter citações ou referências. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único. O texto deve ser redigido em um único bloco e não em tópicos. A primeira frase deve ser elucidativa quanto ao tema principal e o tipo de estudo (se é um estudo de caso ou uma pesquisa bibliográfica, por exemplo). Utiliza-se a terceira pessoa do singular na redação, evitar o uso de citação, uso de equação, fórmulas e etc.

LIMITE: 200 palavras

Palavras-chave: Satisfação, insatisfação, trabalho.

.

INTRODUÇÃO

De acordo com Locke (1976, apud MARQUEZE; MORENO, 2005), satisfação no trabalho trata-se do resultado da avaliação que o trabalhador tem sobre o seu trabalho ou a realização de seus valores por meio dessa atividade. Considerando que é uma emoção positiva de bem-estar. Ainda é vale ressaltar que esse autor difere valores de necessidades, nas quais refere-se à sobrevivência e ao bem-estar do indivíduo. Contudo Locke define a satisfação no trabalho como um estado emocional, porque a emoção deriva da avaliação dos valores do indivíduo e por tratar-se de um estado emocional, a satisfação possui dois fenômenos: o de alegria (satisfação) e o de sofrimento, desprazer (insatisfação). Com base nisso pergunta-se: Quais os aspectos que fragilizam e intensificam o nível de satisfação no trabalho? Portanto o objetivo dessa pesquisa é mapear a percepção de satisfação dos colaboradores da empresa Dinâmica em Sobradinho. Para isso, pretende-se medir o nível de satisfação e analisar a como a satisfação pode interferir na qualidade das atividades distintas para determinados cargos, principalmente no nível operacional.

SATISFAÇÃO

De acordo com HOLLENBECK (2004), a satisfação no trabalho pode ser definida com apenas três palavras chaves: valores, importância dos valores e percepção, pois “em primeiro lugar satisfação no trabalho é um conjunto de valores” (p.121), tendo a importância como segundo componente da satisfação, já que as pessoas não discordam apenas dos valores, mas sim na importância que vem conceder a esses valores, considerando que isso é essencial na determinação do grau de satisfação no trabalho. Ainda convém lembrar que a preferência das pessoas é diferente, no ambiente de trabalho um colaborador pode valorizar mais a segurança do que o resto, mas contrapondo pode haver aquele que prefere optar por um trabalho que permite viajar muito. Terceiro e ultimo componente para HOLLENBECK é a percepção, ou seja, “a satisfação está baseada na percepção da situação atual em relação aos nossos valores”. (121).

Para ROBBINS (2013), a satisfação no trabalho refere-se a um conjunto de sentimentos que o indivíduo obtém em relação ao seu trabalho. Onde quando o colaborador está satisfeito apresenta atitudes positivas e quando está insatisfeito apresenta atitudes negativas.

Contudo, a fatores que determina a satisfação no trabalho de acordo com SIRQUEIRA (2008, apud FIQUEREDO, 2012), as dimensões que explica a satisfação no trabalho são: satisfação com o salário, com os colegas de trabalho, com a chefia, com as oportunidades de crescimento dentro da empresa e com o próprio trabalho. Já para, SPECTOR (2005 p.233) Existem duas abordagens para estudar a satisfação. A abordagem global “trata a satisfação no trabalho como um sentimento independente e geral em relação ao emprego.” (p.233) e a abordagem de alternativa ou abordagem de facetas, que foca em diferentes aspectos do trabalho, como recompensas (salário), outras pessoas no trabalho (colegas/chefia), condições e natureza do trabalho.  Considerando que a abordagem de facetas permite ter um a visão ampla da satisfação no trabalho. Onde um colaborador normalmente possui vários níveis de satisfação em relação às diferentes facetas, podendo se sentir extremamente insatisfeito com as recompensas, mas ao mesmo tempo, pode está muito satisfeito com a natureza do trabalho e os chefes.

Insatisfação

A satisfação e insatisfação no trabalho são determinadas por diversos fatores onde cada elemento irá depender das experiências e do valor atribuído a cada um, bem como do significado que compõe o mundo pessoal e profissional, desses trabalhadores.

De acordo com (O’DRISCOLL & BEEHR, 2000) a insatisfação está relacionada à incerteza, a conflitos de papéis no contexto do trabalho e a pressões no ambiente de trabalho.

A insatisfação pode ser decorrente de fatores internos ao indivíduo, sobretudo manifestados pelas atitudes e sentimentos. Um indivíduo ao conseguir que suas necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, autoestima e auto realização) sejam atingidas, busca uma satisfação para desempenhar as suas atividades com qualidade. Já quando não tem essas necessidades atendidas irá desenvolver sentimentos e sensações de infelicidade, e com isso tem à insatisfação com o trabalho desenvolvido.

Segundo Martinez (2002), em estudo já relatado, aponta também alguns efeitos comportamentais consequentes da insatisfação no trabalho verificados em sua pesquisa: absenteísmo, rotatividade, atrasos ou pausas prolongadas e/ou não autorizadas, queda da produtividade, protestos ou greves e insatisfação com a vida de acordo com a importância que o trabalho possui na vida do indivíduo.

Além desses efeitos comportamentais Robbins (2002) apresenta outras reações além do abandono do emprego como expressão de sua insatisfação, como: alguns reagem tendo ações de negligência, não fazendo nada para que a situação se modifique, esperando passivamente pela sua melhoria; outros, ao contrário, realizam tentativas ativas e construtivas para melhorar as condições de trabalho.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada no dia 15 de maio de 2018, na empresa terceirizada do Governo do Distrito Federal (GDF), Dinâmica Serviços, localizada no HRS (Hospital Regional de Sobradinho). Foi feita a pesquisa nessa empresa para verificar quais aspectos fragilizam e intensificam o nível de satisfação no trabalho.

Quanto aos procedimentos foram utilizados dois tipos de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e a exploratória. Segundo BARROS, 2000 a pesquisa bibliográfica é a que se efetua tentando-se resolver um problema ou adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações advindas de material gráfico, sonoro e informatizado. Para realização desse trabalho foram utilizados autores como ROBBINS, MARTINEZ, CERVO e outros como também artigos científicos. Já a pesquisa exploratória, de acordo com CERVO (2002, p.69): “Exploratória realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com