TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO

Por:   •  29/3/2021  •  Artigo  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING DE MODA

CAMPUS GOVERNADOR MIGUEL ARRAES DE ALENCAR

Alexia Fernanda, Drielly Melo, Mairle Vilela, Maria Núbia, Maria Valéria, Priscilla Ohana

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO

CARUARU

2016

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING DE MODA[pic 2]

CAMPUS GOVERNADOR MIGUEL ARRAES DE ALENCAR

Alexia Fernanda, Drielly Melo, Mairle Vilela, Maria Núbia, Maria Valéria, Priscilla Ohana

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO

[pic 3]

CARUARU

2016

1. INTRODUÇÃO

Quando se fala em Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas imediatamente pensa-se em atividades de departamento de pessoal bem como de recrutamento e seleção. Mais que isto, essa área da organização tem como objetivo ajudar a organização a realizar sua missão de forma competitiva, com pessoas bem treinadas e motivadas, lhes oferecendo satisfação através do desenvolvimento e manutenção da qualidade de vida, impulsionando a mudança, e estabelecendo políticas éticas alimentadas de comportamento socialmente responsável, na direção de erguer uma empresa com a melhor equipe.

A moderna Administração de Recursos Humanos (ARH) é caracterizada por crescentes tendências voltadas a aprimorar o conjunto de políticas precisamente direcionadas ao comportamento e relações do colaborador, para seu desenvolvimento em torno dos objetivos estratégicos organizacionais. Sendo estes possuidores do poder se ser tanto fonte de sucesso como fonte de problemas, essenciais para o desenvolvimento eficaz de negócios em qualquer ramo de atividade, ARH vem em um trabalho árduo para retê-los de modo satisfatório e motivador.

Há pouco tempo gestores deparam-se com questões mais específicas e delicadas a respeito da relação colaborador-empresa, a exemplo de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho. A primeira se relaciona com o nível de satisfação que as pessoas têm no ambiente corporativo ao qual estão inseridas, bem como com as atividades que são desempenhadas, cabendo à organização direcionar o pensamento, de forma estratégica, para políticas de desenvolvimento de programas que fortaleçam o psicológico dos colaboradores, de tal modo que lhes plante o sentimento de pertencimento no seu ambiente de trabalho, podendo se sentir seguro. A segunda engloba regras e métodos para preservar a saúde física e mental do funcionário, prevenindo riscos correspondentes as tarefas do cargo e do ambiente no qual são executadas, envolvendo desde doenças ocupacionais à controle das condições de trabalho.

O estudo de caso sobre o tema de que trata este trabalho será feito com a Pharmaderme, farmácia de manipulação, cosméticos e industrializados, com 31 anos de mercado e localizada na cidade de Caruaru - PE, possui duas lojas: uma na Av. Agamenon Magalhães e outra na Av. Rio Branco. No seu laboratório são feitas as fórmulas desejadas, onde trabalham três técnicas de farmácia e duas farmacêuticas, das quais uma é a proprietária, Dra Sandra Roberta Diniz Lins, também gerente, diretora de finanças e de gestão de pessoas, auxiliada por uma secretária, quatro recepcionistas, uma propragandista, um motoboy e um faxineiro.

Além de remédios manipulados para as áreas de nutrição, cardiovascular, hipertensão, dermatologia, esportivos, controlados, etc., fornece produtos industrializados antialérgicos, cosméticos de tratamentos de pele, polivitamínicos, entre outros. Trabalha com um sistema de encomendas, via telefone, wattzapp, email, facebook e na própria loja, realizando, também, entrega a domicilio.

Para o alcance do objetivo de aprofundar o conteúdo através do estudo de caso, foram usadas como metodologia uma entrevista semi-estruturada aplicada aos funcionários, e observação em campo feita pelos autores do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Referencial Teórico

Ao depararmos com o cenário atual das organizações, podemos perceber que não basta apenas às mesmas pensarem em como reter talentos, terão que codificar modos que façam com que seus colaboradores continuem com a mesma energia da qual iniciaram nas empresas. Pensando nisso, é papel da gestão de pessoas manobrar os modos com que os colaboradores consigam ter uma qualidade de vida organizacional ótima.

  1. Segurança no Trabalho

Em 1831 na Inglaterra uma Comissão Parlamentar de Inquérito, elaborou um cuidadoso relatório, que concluía da seguinte forma:

“Diante dessa Comissão Parlamentar desfilou longa procissão de trabalhadores homens e mulheres, meninos e meninas, abobalhados, doentes, deformados, degradados na sua qualidade humana, cada um deles é clara evidência de uma vida arruinada. Um quadro vivo da crueldade humana do homem para com o homem, uma impiedosa condenação imposta por aqueles que, detendo em suas mãos poder imenso, abandonam os fracos à capacidade dos fortes”

Entre 1844 – 1848  a Grãn – Bretanha aprova as primeiras Leis específicas de Segurança do Trabalho e saúde pública. E em 1919 houve a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O Brasil é membro fundador. E no ano de 1919 foi criada a Lei n° 3724, de 15/01/19 – Primeira Lei brasileira sobre acidentes de trabalho.

De acordo com Luiz Cesar Araujo, a segurança no trabalho tem por definição “Manter e assegurar que a estrutura da organização e os procedimentos executados durante a jornada de trabalho estejam corretos, ou seja, um ambiente seguro”. Além disso Araujo nos indica que uma das principais causas a ocorrências de acidentes no ambiente de trabalho são não estar atendo aos acidentes que ocorrem no mesmo, sendo isso uma das características importantes do gestor de pessoas. O autor ainda nos indica que é importante a correção e manutenção das estruturas físicas, ou seja, prosseguir na correção das causas e providenciar para que sejam realizadas as manutenções após os acidentes, ou antes mesmo de acontecerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com