TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA POSITIVISTA

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

A SOCIOLOGIA POSITIVISTA

O positivismo foi denominado ainda de organicismo. Ele é também definido até os dias de hoje, principalmente pelos críticos de suas concepções teóricas, como Darwinismo social. Essa qualificação é decorrente da influência importante que as pesquisas de Charles Darwin exerceram sibre sua forma de ver a sociedade. Visão Darwinista: “todos os seres vivos se transformam ininterruptamente, tendo por designio seu aprimoramento e o cumprimento da necessidade de garantia da sobrevivência.

De um ponto de vista teórico, a sociologia positivista foi configurada pela tentativa de seus formuladores em constituir seu objeto de pesquisa, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito, nas formas de controle sobre os fenômenos sociais estudados.

ÉMILE DURKHEIM E OS FATOS SOCIAIS

Esse intelectual viveu entre 1858 e 1917, período compreendeu o ápice e a primeira grande crise interna do capitalismo monopolista europeu. Sua visa abrangeu di desenvolvimento no neocolonialismo à eclosão da primeira guerra mundial, com seu término e o início da primeira grande revolução socialista, a revolução russa de 1917.

Durheim compreendia o quadro pertubador colocado pela emergência da questão social, mas diacordava essencialmente do conteúdo de soluções que começava a ser proposto pelo pensamento socialista. Ele entendia que a sociedade predominaria sobre o indivíduo, uma vez que ela é que imporia a ele o conjunto das normas de conduta social.

Ao desenvolver a sistematização de seu pensamento sociológico, Durheim diferenciou-se de Saint-Simon e Comte, uma vez que seu aparato conceitual foi além da reflexão filosófica, constituindo um corpo elaborado e metódico de pressupostos teóricos sobre a problemática das relações sociais.

“AS REGRAS DO MÉTODO SOCIÓLOGO”.

As regras do método sociólogicos foi a primeira obra voltada para a discussão e definição de um método de pesqiisa sociológica produzida por um pensador social. Segundo Durkheim, esse método (Rodrigues, 1995:27) define-se a partir de três fundamentos principais: a independência em relação a qualquer filosofia, a objetividade e a determinação exclusivamente sociológica, todos a apontar que os fatos sociais são, antes de qualquer consideração analítica, coisas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com