TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Samarco Depois do Desastre

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERÊNCIAIS – N1BASICO B – MODELOS DE GESTÃO

MICHELLE CRISTINA DE ARAUJO CARVALHO – RA 239232017

A SAMARCO DEPOIS DO DESASTRE

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

MICHELLE CRISTINA DE ARAUJO CARVALHO

A SAMARCO DEPOIS DO DESASTRE

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerências – N1BASICO B  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Modelos de Gestão.

Prof. Daniel Portillo Serrano

Guarulhos

2017

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Não. Esse processo de limpeza de rios já não é um procedimento rápido, vejo como exemplo o rio Tietê, uma luta constante para despoluir o rio e não conseguiram chegar à um resultado eficaz até hoje. De acordo com os ambientalistas, os rejeitos continuarão no mar por pelo ao menos mais de cem anos, ou seja esse valor de 1 Bilhão é simbólico considerado o que a Samarco vai ter que arcar.

Em questão das vidas perdidas no desastre dinheiro nenhum será capaz de substituir um ente querido, isso nunca se esquece, o dinheiro seria um “cala a boca sociedade” . Já a destruição de uma comunidade, para às vitimas que perderam tudo, eu considero uma esmola. Quanto tempo se leva para construir uma comunidade? Se leva anos. E são anos de lutas e conquitas, sonhos de cada pessoa ali conquistados, ano após ano, e de repente está tudo destruído e coberto de lama por uma má gestão. Esses valores não vão nem sequer clarear essa situação na minha opinião.

  1. Todas as empresas tem como obrigação primordial cuidar e preservar à natureza. Seguir todas as normas ambientais, pois desastres como esse da SAMARCO todos pagam um preço muito alto, fora os danos causados ao meio ambiente. Tomar cuidado com os rejeitos produzidos, cuidados com os animais, preservar qualquer tipo de vida. Procurar sempre meios de fazer uma recuperação natural como por exemplo: A cada uma árvore derrubada, outras serão plantadas. E sempre reciclar o que se pode ser reciclado, incentivando o descarte de resíduos em locais corretos.

  1. Não. Esse desastre rendeu noticias Mundial, não é possivél que a SAMARCO jogue a culpa na Natureza, e isso só seria capaz se realmente fosse causado por um desastre natural como terremoto, maremoto, tornados, e nada disso aconteceu. No ano do episódio houve muitas controvérsias, mas foi confirmado a rachadura na barragem, então na minha opinião isso não será possivél, alguém vai ter que pagar por esses danos de alguma maneira, e será a própria SAMARCO. Pode não ser de maneira justa porque é Brasil, mas a SAMARCO vai ter suas responsabilidades.
  1. Não acredito que a SAMARCO vai pagar tudo que será estipulado, e também não será inocentada de tudo, as evidências estão ai na imprensa e pra quem querer ver. Vivemos em um País que infelismente sempre será à favor de quem tem dinheiro e recursos. A SAMARCO até está arcando com suas consequências, mas se isso tivesse acontecido em outro País mais justo como por exemplo E.U.A ou Japão, tudo seria colocado na ponta do lapís. Mas realmente também não acredito muito que a SAMARCO aguentaria pagar todos os gastos e multas para a reparação de danos causados, são muitos Bilhões envolvidos.
  1. Eu acredito que a resposta da população seja que SIM, pelo fato de que muitas pessoas ficarm desempregadas com o ocorrido, muitos dependiam da SAMARCO para o sustento de suas famílias. Muitas famílias ficaram passando necessidades financeiras. Com certeza a populção não vai querer que tudo seja jogado pra debaixo do tapete, essa não será a inteção da população em querer que a SAMARCO volte suas atividades, eles apenas querem seus empregos de volta.
  1. Estipula-se que o dano causado pela SAMARCO pode levar mais de cem anos, uma imagem se reflete em atitudes e em tomadas certas de decisão. Isso vai depender muito da SAMARCO em adquirir um modelo novo de gestão, com mais responsabilidade social e ambiental. Mas levará um tempo indeterminavél para que a sua imagem seja levantada.
  1. Da Empresa e do Governo. Da empresa por sua má gestão e suas irresponsabilidades, e do governo por ser negligente sabendo dos riscos ambientais que a empresa poderia causar, e só disponibilizou 4 técnicos para fazer a fiscalização de 300 barragens, ou seja tudo feito com o total descaso pelo governo brasileiro, sem rigorosidade alguma, fiscalizando tudo no escuro mesmo.

Conclusão:

Esse acontecido com a SAMARCO rendeu muitas notícias no mundo inteiro, porque foi um crime ambiental e de grande escala, e as consequências geradas pelo desastre assusta bastante, pelo o que os ambientalistas afirmam e estipulam sobre a recuperação dos rios e da áerea verde, até mesmo sobre a composição dos rejeitos e os danos que pode causar a vida humana também. Muitas pessoas perderam tudo, e na pior das hipóteses até vidas foram ceifadas, e em tudo que se foi perdido pode ser recuperado em precessos, em anos e em novas conquistas, porém uma vida não tem preço. Esse marco será histórico, e sempre quando ouvirmos falar no nome SAMARCO, virá em nossas mentes a imagem da devastação da sujeira, da lama  e os semblantes tristes das comunidades atingindas pela trajédia. Isso pode levar anos para ser resolvido, mas não importa, temos que ver resultados, essas pessoas e o meio ambiente merecem a total atenção. O Tsunami no Japão em 2011 foi uma grande trajédia, mas se você vai hoje visitar as cidades atingidas, tudo esta em  seu devido lugar, as marcas da trajédia só se refletem nos rostos dos moradores, porque vidas foram perdidas ali, mas o Governo do País resolveu tudo e não deixou ninguém que foi afetado pela trajédia na mão. O Brasil precisa tomar como exemplo esses casos, tomar atitudes que visem o País como um todo e a populção como prioridade. Um País rico de recursos como o Brasil e pobre ao mesmo tempo em atitudes, isso realmente faz vergonha lá fora, e ficamos a mercê de um governo corrupto que só fica do lado daqueles que tem dinheiro e bons recursos, e a população carente fica sempre de lado sofrendo as piores consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com