TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Riscos ambientais e a legislação

Aluno: Marcos Elias Alves Canezin

É o espaço físico no qual são desenvolvidas atividades profissionais produtivas onde podem estar presentes os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos.

Esses agentes, naturais ou artificiais, associados ou não, podem desencadear reações biopsicofisiológicas e sociais com repercussão na saúde, na integridade física e na qualidade de vida do trabalhador.

A ciência que estuda as possíveis causas e consequências de acidentes de trabalho, de modo a propor as soluções tecnicamente adequadas, objetivando a prevenção de acidentes e a manutenção da integridade física e da saúde dos trabalhadores.

Riscos ambientais consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Os estabelecimentos de ensino, pesquisa, saúde ou industrial são locais que apresentam alguns perigos que na maioria das vezes são DESCONHECIDOS ou NEGLIGENCIADOS pelos seus usuários, aumentando assim os riscos de acidentes.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES É uma série de medidas cujo objetivo é evitar danos que poderiam ser causados durante a realização de atividades humanas.

A segurança é assegurada através de um conjunto de ações de prevenção, denominadas medidas de segurança. Há medidas de segurança específicas para cada área de atuação humana, pois em cada situação, há um conjunto específico de medidas a serem tomadas.

MEDIDAS DE SEGURANÇA é Treinamento e informação, Sinalização de segurança, Medidas de engenharia, Equipamentos de segurança, Procedimentos de segurança, Comportamento de segurança

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através do controle da ocorrência de riscos ambientais no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Todos aqueles que trabalham na instituição devem ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com