TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  24/8/2015  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2
  1.  HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas a fim de avaliar e controlar os riscos à saúde dos colaboradores, bem como, prevenir de possíveis doenças ocupacionais. Na gestão de recursos humanos, a higiene no trabalho inclui normas e regulamentos, com o intuito de proteger a saúde física e mental dos colaboradores durante a execução de suas tarefas dentro da organização.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu Capítulo V, Seção I, preceitua:

Art. 157 – Cabe às empresas:

I. Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;

II. Instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções e tomar para se evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

III. Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;

IV. Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

A Higiene do trabalho procura analisar as condições de natureza física do trabalho, tais como: temperatura e os efeitos do calor sobre a produtividade do empregado, iluminação e ruídos.  

A saúde no trabalho preocupa-se com o bem estar dos colaboradores envolvidos nas tarefas das organizações. Segundo CHIAVENATO (2001, p. 62) “O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa”.

Através da análise do ambiente de trabalho é possível encontrar as falhas para o bom desempenho das atividades. Movimentos desnecessários, equipamentos defeituosos ou obsoletos e falta de proteção no desenvolvimento de algumas atividades são fatores que podem expor a saúde dos colaborados.

Para CHIAVENATO (2001, p. 68) “A eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições ambientais de trabalho que garantam o bem-estar físico do trabalhador”.

Sendo assim, a política de higiene e segurança no trabalho executa um papel importante dentro das organizações, uma vez que procura atender as condições ambientais necessárias para o desenvolvimento de atividades dos colaboradores, protegendo-os de possíveis riscos à sua saúde.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com