TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Tributária do Brasil

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

                                                  vanusa paula tabaldi bergamaschi

        

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Liberato Salzano

2015

vanusa paula tabaldi bergamaschi

UM ESTUDO SOBRE: Matemática Financeira, Contabilidade, A situação Tributária do Brasil, Juros Simples e Compostos, Equivalência e Amortização

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada à Administração, Seminário V.

Professores: Marcelo Caldeira Viegas, Paula Cristina O Klefens, RegianeA Brignoli, Karen H Manganotti, Regis Garcia, Luciana Barbosa Fukuy.

                                                                               

Liberato Salzano

2015

UM ESTUDO SOBRE: Matemática Financeira, Contabilidade, A situação Tributária do Brasil, Juros Simples e Compostos, Equivalência e Amortização.

        Abaixo vamos poder fazer um breve estudo sobre alguns assuntos importantes relacionados às disciplinas estudadas nesse semestre como: a importância da Matemática financeira a um Administrador de empresas; sobre o papel da Contabilidade a gestão de uma organização; a atual situação Tributária do Brasil; assim como um pequeno relato sobre uma cooperativa da nossa região, seu ramo de atividade e os tributos que incidem sobre a mesma; Juros Simples e Juros Compostos; Equivalência de Capitais e Sistemas de Amortização. Com objetivo de aprimorar os conhecimentos já obtidos durante o semestre.

A importância da Matemática financeira a um Administrador de empresas:

         Atualmente percebe-se que a matemática financeira tornou-se um elemento indispensável aos profissionais financeiros e gestores que necessitem dela para tomadas de decisões. Não somente desses profissionais, mas também está presente na rotina diária de todas as pessoas, especialmente no dia-a-dia dos profissionais. É imprescindível que todo empreendedor tenha algum conhecimento em matemática financeira, isso facilitara a ele interpretar informações que o mercado oferece e assim escolher os melhores caminhos para a sua empresa.
        Para um Administrador a matemática financeira é muito importante em todas as áreas desde na interpretação de dados para acompanhar as diferentes formas de pagamentos de empréstimos, como trabalhar com financiamentos, entender como ocorre à depreciação de seus bens patrimoniais e na vida pessoal no seu cotidiano financeiro vai saber a melhor forma de administrar seus recursos e assim obter um crescimento financeiro. Ou seja, através da matemática financeira, os Administradores podem tomar suas determinações financeiras e analisarem seus riscos de forma segura, garantindo um sucesso financeiro.

O papel da Contabilidade na gestão das organizações:

        Não é novidade a importância de contabilidade na vida útil de uma organização. Para Tasso, (2005, p. 1): “Se existe um lugar onde estão centralizados todos os atos de gestão ele encontra-se na Contabilidade”. Para uma boa gestão de uma organização são fundamentais os inúmeros relatórios e demonstrações fornecidos pelo setor contábil para assim tomar as decisões dentro da organização. A contabilidade serve como um instrumento para organizar e apresentar as informações que representam os indicadores da atividade econômica da organização. O gestor deve sempre estar preparado para interpretar as informações fornecidas a fim de tirar as conclusões úteis na tomada de decisões estratégica e traçar um planejamento para obter o controle da organização.
        

A atual situação tributaria do Brasil:

        Atualmente ouve-se muito falar sobre uma possível reforma tributaria uma reforma essencial para nosso país. Segundo o IBPT (Instituto brasileiro de planejamento tributário), o Brasil está entre os 30 países com maior carga tributaria do mundo, e alem disso apresenta o pior valor na questão de retorno dos impostos arrecadados. A situação tributaria é a base de toda a estrutura de um país, afeta toda a sociedade, é como um pilar de sustentação do governo. É imprescindível que a população e as instituições se manifestem em prol de uma reforma tributaria, pois é impossível ter desenvolvimento em país onde um empresário paga impostos desde o momento que abre a empresa, ao contratar e manter seus colaboradores, quando emprega recursos para oferecer seus produtos e serviços, quando os vende e ainda quando retira a sua parcela de lucro.

         É necessária uma reforma limpa, coerente e racional, não somente reduzindo a carga tributaria que atualmente é enorme, mas também exigindo mais eficiência, clareza e honestidade no emprego dos bilhões que são arrecadados, para assim devolver aos contribuintes o que é de direito. Assim vamos ter um Brasil de certa forma mais serio, e talvez um dia alcançar o desenvolvimento econômico e acabar com as desigualdades sociais.

Cooperativa e seu papel para o desenvolvimento da região onde está situada:

         Escolheu-se uma Cooperativa do norte gaúcho com aproximadamente 28 filiais, pois se acredita que ela seja de extrema importância para o desenvolvimento dos municípios no quais estão localizadas essas filiais, pois gera muitos empregos e renda aos municípios da região onde estão localizadas as filiais. Seu ramo de atividade é uma Cooperativa de comercialização e beneficiamento de grãos. Os tributos que incidem sobre a Cooperativa são: PIS, COFINS, IRPF (Cooperados), INSS, ICMS, ISS, entre outros.

Juros Simples e Juros Compostos:

         Nos Juros Simples, o percentual da taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial após cada período, independente do número de períodos. As fórmulas matemáticas consistem no critério da proporcionalidade (multiplicação e divisão) o que representa uma equação de primeiro grau. É utilizado o critério da Potencialidade e radiciação
        Nos
Juros Compostos, o percentual incide sobre o capital (acrescido do valor dos juros calculados no período anterior), ou seja, a cada período que é calculado, os juros são incorporados ao capital para efeito do cálculo de juros do período seguinte. Nesse caso o modelo matemático é de uma equação exponencial. Utiliza-se a expressão “Juros sobre Juros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com