TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Trabalho

Por:   •  18/11/2021  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Entre as grandes transformações ocorridas nos últimos 400 anos, um dos mais marcantes foi a Revolução Industrial que mudou o modo de produção de bens para atender às demandas da sociedade, e nova produção de bens ocorreu de forma vertiginosa.

O papel das organizações nessa evolução veio de encontro às necessidades múltiplas das pessoas. Com a concorrência em diversos setores produtivos e de serviço, o mundo organizacional precisou se pautar na eficiência do seu negócio, incrementar sua gestão fins competividade, sobressair no mercado e gerar lucros, dessa forma o tradicionalismo abriu espaço para as organizações modernas dotadas de ambidestralidade por pensarem no presente e futuro ao mesmo tempo.

Essa modernidade exige também novos tipos de liderança, sem os quais, torna-se inviável sua gestão, visto que, conflitos relacionados aos diferentes comportamentos, cultura e qualificação dos colaboradores, estes, insumos humanos da organização.

Cabe ao líder, chefia, a responsabilidade de atingir a meta proposta, resultado final da atividade, seja individual ou em conjunto das pessoas que operam na organização, usando seu poder, influência, que nos dias de hoje são pautados na contribuição para uma sociedade global qualificada e humanizada, no respeito a cidadania e pelo ser humano, enfim, a responsabilidade social. Quanto a sua postura requer mudança de estável para mutável, de imposição de ordem a direcionamento de conduta, de autocrático para democrático.

O gestor/líder terá diversas formas de conflitos nas organizações modernas, que podem se manifestar das formas positiva ou negativa; como lidar com elas será essencial para manter a harmonia e continuidade do trabalho e da produtividade.

Conflitos são gerados pelas diferenças de cultura, de personalidades, reações emocionais, que quando expostos explicitamente podem provocar reações, interferências de satisfação e necessidades das outras pessoas no ambiente de trabalho. O papel do líder é saber reconhecer os tipos de conflitos que podem surgir em determinado grupo, e até mesmo se antecipar exercendo sua influência, mediar as relações interpessoais. Recompensas como treinamento, palestras, diálogos, presença rotineira nesses grupos, são algumas prevenções de conflitos na organização. Como nas organizações, o ser humano também se encontra em permanente evolução.

Fontes pesquisadas, em 29/10/2021

https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/

https://administradores.com.br/artigos/conflitos-nas-organizacoes

https://marciokarsten.pro.br/resumo-organizacoes-modernas-cap-1/

https://sge.esab.edu.br/aluno/saladeaula/conteudo/selecionar/269157

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com