TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA E SOCIEDADE TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Por:   •  3/7/2022  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA TAREFA E CONTEÚDO ABORDADO

Sociologia Atividade 01 - O Grupo Social

Aluno(a): Isabelle Vieira

Violência e sociedade

Conforme o Dr. Luiz Mauro explana no vídeo apresentado, o homem inserido na natureza, por razões fisiológicas, nunca foi a aposta mais forte para a sobrevivência, com isso, foi compreendido que, em prol da perduração da espécie, era necessário se unir - e se deu assim a construção da nossa sociedade; No entanto, de forma contraditória e até mesmo um tanto irônica, viver com o outro é um dos maiores desafios do dia-a-dia.

Em crescente número, a desigualdade social, a luta por direitos e os conflitos urbanos e rurais são grandes preocupações no Brasil. O tema violência tem sido foco de estudo das mais diversas áreas: psicologia, psiquiatria, direito, medicina social; e a abordagem sociológica traz grandes contribuições neste sentido (DE SOUZA, 2010).

Segundo Adorno (1998), o Estado em constante posição de alerta e prevenção, tende a ver perigo e inimigos em toda parte, o que, ao invés de realizar controle e prevenção da violência, faz aumentar os incidentes.

O bom entendimento a respeito do funcionamento de uma sociedade é fundamental para o planejamento e execução de políticas de controle da violência. Nos últimos anos, o campo de abrangência das políticas públicas brasileiras se expandiu, utilizando-se de interdisciplinaridades. De acordo com estudos realizados por Cortes e Lima (2012), a sociologia tem a contribuir nos desenhos das políticas, levando em conta os padrões estruturais, sociais e culturais - variantes estas que influenciam no sucesso (ou fracasso) de uma decisão. No entanto, o papel de contenção não pode ser atribuído unicamente ao Estado. O cidadão é parte

fundamental no caminhar rumo a uma sociedade melhor. Colocar desta maneira soa como um conceito inatingível ou uma utopia - e talvez em partes o é, todavia, não buscar a mudança também não trará melhorias.

É válido inserir nesta questão que para que haja uma "reviravolta" na história, não somente os indivíduos devem ser repreendidos pelos atos ilegais, mas os próprios agentes de estado devem ser responsabilizados pelos crimes cometidos - ação esta que parece impossível de acontecer no Brasil. O país operar de acordo com as bases da democracia não tem sido garantia de operações realizadas democraticamente (PINHEIRO, 1997).

REFERÊNCIAS

ADORNO, Sérgio. Conflitualidade e violência: reflexões sobre a anomia na contemporaneidade. Tempo Social, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 19-47, maio 1998. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20701998000100003. 

CORTES, Soraya Vargas; LIMA, Luciana Leite. A contribuição da sociologia para a análise de políticas públicas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 87, p. 32-62, 2012. 

DE SOUZA, Luís Antônio Francisco. Sociologia da violência e do controle social. IESDE BRASIL SA, 2010. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com