TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Ambiental

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Programa Reciclo.

O que é?

A preocupação com o destino dos resíduos gerados nas etapas de produção e pós-consumo está na visão estratégica e forma de atuação da PepsiCo há mais de uma década. O Programa Reciclo PepsiCo da um olhar amplo sobre o tema, propondo um programa que reúne integrantes de toda cadeia produtiva e setor público, somados a sociedade civil - por meio de seus consumidores - que junto com a PepsiCo trabalham para a redução do impacto negativo dos materiais.O programa considera tanto a redução do impacto ambiental, quanto dos custos da companhia, além do aspecto social relacionado aos participantes da cadeia. Seu objetivo é formar cadeias completas para tratar da questão dos resíduos pós-consumo no segmento específico de atuação da empresa (predominantemente, as embalagens de BOPP e PET). A estratégia vai ao encontro da visão de negócios de Performance com Propósito, que significa entregar ótimo desempenho fazendo as coisas certas para as pessoas e para as comunidades ao redor do mundo. 

Inovar
Inovação é o ato de colocar em prática ideias capazes de melhorar produtos, serviços, processos e gestão. Seus frutos são a criação de novas possibilidades e reinvenção dos negócios segundo as necessidades do mercado, com o objetivo de levar as companhias ao contínuo crescimento.

É adotada como estratégia para diferenciá-las no segmento em que atuam, por oferecerem soluções ainda não encontradas pela concorrência.

Linha do Tempo de Redução de Embalagens 

O bocal e a espessura das paredes de todas as garrafas de bebidas Pepsi foram reduzidos, gerando uma economia superior a 4 mil toneladas de plástico em dez anos. A busca pelo menor peso da garrafa é uma constante na empresa.
- Quando a PE T de 3,3 L foi lançada, pesava 65 g. Hoje, pesa 57g. A PE T de H2OH! 1,5 L perdeu 11 g. Além disso, a PepsiCo foi a primeira empresa do Brasil, em 2009, a ter bocal com menos 1,4 g, por ser um pouco mais baixo. Atualmente, 60% das linhas de produção PE T da Ambev têm bocal mais curto e a meta é chegar a 100% até o fim de 2014.
- As embalagens do refrigerante TEE M (vendido apenas na região sul do Brasil) passaram a ser 100% produzidas com material reciclado. Desde o início do projeto, em 2012, foram fabricadas 7 milhões de embalagens, o equivalente a 330 toneladas de plástico. Por causa do sucesso dessa inovação, já tiveram início os testes para usar 40% da embalagem reciclada na Pepsi e 100% no H2OH!
- Tendo em vista obter ganhos no processo produtivo e diminuir a geração de resíduos, a empresa reduziu a quantidade de plástico BOPP (polipropileno biorientado) usado no mordente, área localizada nas extremidades das embalagens. Geralmente metalizado, esse material possui excelentes características para manter os alimentos bem acondicionados porque impede o contato com gases, umidade e variação de temperatura, por exemplo. Também tem melhor aceitação de tinta e desliza com facilidade nas máquinas de empacotamento, aumentando a produtividade. O mordente é uma área selada e serrilhada, com a função de ajudar na abertura do pacote. A redução foi de 12 para 6 milímetros, iniciativa que gerou uma economia de 500 toneladas dessa matéria-prima.

Displays Recicláveis.

A PepsiCo teve uma iniciativa de vanguarda ao ser a primeira empresa do mundo a produzir displays de BOPP (polipropileno biorientado) 100% reciclados. Os displays são peças utilizadas nos pontos de venda para a exposição dos produtos e passaram a ser fabricados a partir do reaproveitamento das embalagens de snacks. Até então, elas não tinham nenhum destino específico, sendo hoje reutilizadas em benefício da companhia e do meio ambiente. Tal iniciativa proporcionou a chance de fechar o ciclo de produção da embalagem. Depois de separados, os pacotes de snacks são moídos, lavados, descontaminados e reprocessados para virar grãos, ou seja, matéria-prima dos displays. O processo gera renda para catadores de material reciclado, empresas processadoras de resíduos e fabricantes de displays, por exemplo.

Houve êxito em viabilizar um projeto repleto de desafios, entre eles, alcançar a mesma resistência e conseguir menor custo da peça, sem perder o impacto visual. Dessa forma, a PepsiCo contribui para a geração de renda e incentiva a coleta e reutilização de materiais, antes descartados, pelos catadores. Com essa medida a PepsiCo reduz seu custo e melhora ainda mais sua pegada ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com