TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Socioambiental

Por:   •  6/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

 engenharia  ambiental

juarez oliveira santos

 Sustentabilidade Socioambiental

 Portfólio de Desafios

........................................................................................................................................

Salvador

2021

juarez oliveira santos

Sustentabilidade Socioambiental

 Portfólio de Desafios

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Sustentabilidade Socioambiental.

Prof. Maria Cristina

Salvador

2021


[pic 2]

1 – DESAFIO DO PORTFÓLIO

Quando se fala em sustentabilidade empresarial, muitas pessoas podem pensar que isso é algo a ser perseguido e implementado apenas nos casos das grandes empresas, em especial as indústrias com operações produtivas robustas que fabricam produtos em larga escala. Outros podem supor que a sustentabilidade empresarial é algo que gera custos maiores, sem gerar resultados efetivos para a empresa.

Por sorte, tais ideias têm sido abandonadas, uma vez que a sustentabilidade vem sendo cada vez mais reconhecida como algo necessário, passível de aplicação em todos os tipos e tamanhos de empresas e que gera resultados efetivos para as organizações e a sociedade como o todo.

A gestão sustentável tornou-se parte fundamental do planejamento das empresas que desejam garantir seu futuro e seu sucesso, reforçado pelo fato de que os consumidores estão mais bem informados e atentos em relação à sustentabilidade empresarial, o que se reflete em suas opções de compra e consumo. 

Esse é o contexto do Desafio, o qual você é convidado a solucionar. 

Diante da situação-problema, considere que a empresa contratada é a consultoria na qual você trabalha e que você foi o consultor destacado para auxiliar Fernando.

Para tanto, você deve providenciar um relatório preliminar contendo o conceito base que será utilizado para tratar do cenário apresentado e algumas práticas ou ações que podem ser implementadas  na empresa, devidamente acompanhadas de comentários a respeito dos resultados que essas ações podem promover, relacionando-os aos problemas apresentados para facilitar a compreensão por parte de Fernando.

 2 – RESPOSTA

PROBLEMA 1: A aplicação de uma multa pela utilização de materiais sem procedência comprovada, como madeira sem certificação de procedência.

AÇÃO 1:  Adotar a prática da cadeia de suprimentos sustentável.

COMENTÁRIO 1: É um risco para o negócio adquirir madeira sem a devida comprovação de sua origem, pois quem compra madeira que tem sua exploração proibida, passar ser receptor de produto  ilícito  e consequentemente  poderá responder de maneira solidária por crime ambiental.

A utilização da prática da cadeia de suprimentos sustentável deixa claro que a ocorrência de impactos ambientais pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida de um produto, com isso, envolvendo os diversos elos da cadeia de suprimentos (fornecedor de matéria-prima, fabricante, construtor, clientes etc.). Por isso, é necessária a condução das iniciativas pró-ambientais em toda cadeia de suprimentos, gerando colaboração entre as partes, o que motiva a desenvolver recursos e compartilhar conhecimentos, gerando vantagem competitiva sustentável para os atores envolvidos.

PROBLEMA 2: O sindicato dos trabalhadores da categoria verificou que as condições de saúde e segurança nos canteiros de obras da empresa não eram das melhores.

AÇÃO 2: Tomar providências para garantir a saúde e segurança dos funcionários, seguindo as normas de segurança do trabalho em vigor no país.

COMENTÁRIO 2:  As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, emitidas pelo Ministério do Trabalho, estabelece requisitos específicos a serem seguidos por todas as empresas que desenvolvem atividades laborais, com o propósito de prevenir a ocorrência de lesões e doenças nos trabalhadores que estão expostos aos riscos de tais atividades.

Algumas das normas que devem ser seguidas nas atividades de construção civil:

- Normas Regulamentadora nº 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção (Itens: 18.5, 18.8, 18.9, 18.13);

- Norma Regulamentadora nº 24 – Condições Sanitárias e de Conforto no Local de Trabalho (Itens: 24.2, 24.3, 24.4, 24.5, 24.6).

O empregador que não segue as devidas normas está passível de embargo/interdição de suas instalações, também notificação/multa por descumprimento das referidas normas. Quando da ocorrência de acidente grave o representante legal da empresa poderá responder criminalmente por isso.

PROBLEMA 3: Notificação emitida pela prefeitura relativa ao descarte de resíduo de forma inapropriada.

AÇÃO 3:  Adotar a prática da logística reversa com fornecedores alinhado com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

COMENTÁRIO 3: Toda empresa deve elaborar e implementar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos seguindo os requisitos legais de ordem federal, estadual ou municipal. A premissa básica deste plano é fazer a gestão dos resíduos gerados no processo produtivo, devendo ser definido os aspectos de geração, coleta, disposição, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos, sem que haja impactos ambientais significativos para o meio ambiente.

No processo da logística reversa com fornecedores é realizado o movimento de retorno de bens, que ocorre no sentido inverso do processo produtivo. Tem como objetivo gerar valor mediante recaptura do bem ou de uma parte dele após seu uso, ou ainda prover a destinação adequada ao que não puder ser recapturado. Funções fundamentais da logística reversa: Reuso remanufatura e reciclagem.

PROBLEMA 4: Apresentando elevados custos, relativos principalmente aos materiais aplicados em obras(muitas sobras de diferentes materiais de construção lotando um grande depósito alugado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com