TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMÉRICA LATINA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

América Latina e Sustentabilidade Socioambiental[pic 1]

Módulo 2 – Trabalho 1

Acadêmica: LARIANI BRITO DA SILVEIRA

Matrícula: 1729300

Questão 1: O quanto você conhecia, antes de iniciarmos essa atividade, aspectos relativos à História e ao Contexto da América Latina; comente algo que te surpreendeu nos materiais disponibilizados.

É frustrante admitir que antes de ter contato com a disciplina e as atividades propostas na mesma, eu pouco buscava informações relativas a história e ao contexto da América Latina. Ao mesmo tempo, é extremamente enriquecedor hoje poder estar desfrutando de ensinamentos voltados a temática, poder estar me apropriando dos conteúdos propostos e voltando minha atenção, com olhos admirados, a nossa própria história enquanto latino-americanos.

Sem dúvidas, dentre os materiais disponibilizados, o que mais me surpreendeu, até então, foi o que abordou a dificuldade de nos identificarmos como latino-americanos, de nos situarmos como parte do todo. Acredito que, foi o ponto que mais me surpreendeu em relação a disciplina, principalmente porque eu mesma, e acredito que grande parte de nós, latino-americanos, partilhamos dessa dificuldade, dessa descrença em nossa própria grandeza, enquanto cegos, em relação ao próprio espelho, nos voltamos apenas a Europa com admiração, ainda presos na velha síndrome de vira-lata.


Questão 2: Destaque (justificando) algo que limita e algo que pode ser alternativo para o desenvolvimento da América Latina a partir do conteúdo estudado e debatido.

Dada a frustração, mencionada na questão anterior, em admitir que antes de ter contato com a disciplina e as atividades propostas na mesma, eu pouco buscava informações relativas ao tema, sem sombra de dúvidas o grandioso limitador para o desenvolvimento da América Latina, na verdade, somos nós mesmos, enquanto carentes – e extremamente carentes, saliento – em EDUCAÇÃO. É impossível falarmos em desenvolvimento sem mencionarmos a educação. Não haverá um que se sustente sem o protagonismo do outro.

Boaventura é pontual em sua tese de que “em vez de buscarem novos modelos de desenvolvimento alternativos, talvez seja tempo de começar a criar alternativas ao desenvolvimento” e, apropriando-me da riqueza em suas palavras, creio que de fato seja tempo de sermos criativos e criadores, nos livrarmos das amarras de um passado colonial que por tanto escravizou nossos povos e faz com que a teoria da dependência na América Latina nos assombre até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (253.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com