TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOTURNO

NOME: DANIELLA ALENCAR MELLO

DEYVISON MACHADO FREITAS

DIEGO RUFINO SILVA DOS SANTOS

EZEQUIEL DE BRITO ALMEIDA

JHENNIFER RAQUEL DA SILVA PINHEIRO

JHONATHAN DE JESUS ALMEIDA DA SILVA

LAURIANE THAIS DE OLIVEIRA GAMA

MAYARA CHAVES BREVES

TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

MANAUS(AM) 2017

NOME: DANIELLA ALENCAR MELLO

DEYVISON MACHADO FREITAS

DIEGO RUFINO SILVA DOS SANTOS

EZEQUIEL DE BRITO ALMEIDA

JHENNIFER RAQUEL DA SILVA PINHEIRO

JHONATHAN DE JESUS ALMEIDA DA SILVA

LAURIANE THAIS DE OLIVEIRA GAMA

MAYARA CHAVES BREVES

TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO APRESENTADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DA DISCIPLINA METEDOLOGIA MINISTRADA PELA PROFESSORA NAZARÉ DO SOCORRO DO ESPITO SANTO RUINA.

MANAUS(AM) 2017

WALTER, Luiz Coutino, INTRODUÇÃO á teoria geral da administração, 9º ed., SÃO Paulo, MANOLE, 2014.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

[...] “Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.” [...] (pag.79)

A Administração Cientifica se preocupava exclusivamente em aperfeiçoar a tarefa do operário, já a Teoria clássica se preocupava com a empresa como um todo de seus lideres a seus operários.

[...] “nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra função, designada pelo nome de administração” [...] (pag.80)

Para Fayol a função designada administração tem como objetivo organizar a empresa, instruindo as outras cinco funções, de maneira que trabalhem harmoniosamente, e corrigindo os erros que se podem ser ocorridos.

[...]”Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador[...] (pag. 81)

Fayol em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia e para isso o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar

[...]" Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa: ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula." [...] (Pg.82)

 A administração não se refere apenas ao topo da organização existe uma proporcionalidade da função da função administrativa. Segundo Fayol, tudo em administração é questão de medida, de ponderação e bom senso e se distribui por todos os níveis hierárquicos.

Como toda ciência a administração deve se basear em leis ou princípios. Fayol definiu os “princípios gerais” de administração, sistematizando-os sem muita originalidade, porquanto os coletou de diversos autores de sua época. Fayol adota uma denominação princípio, afastando dela qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são universais e maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo, lugar ou circunstância. Os 14 princípios gerais da administração, segundo Fayol, são, [...] Divisão do trabalho [...], [...] Autoridade e responsabilidade [...], [...] Disciplina [...], [...] Unidade de comando [...], [...] Unidade de direção [...], [...] Subordinação dos interesses individuais [...], [...] Remuneração do pessoal [...],                      [...] Centralização [...], [...] Cadeia escalar [...], [...] Ordem [...], [...] Equidade [...], [...] Estabilidade do pessoal [...], [...] Iniciativa [...], [...] Espirito de equipe [...]. (pag,82)

Segundo a teoria de Fayol, os princípios quais da administração e uma questão de bom senso, pois podem se adaptar em qualquer lugar, circunstancia ou tempo, na especialização das pessoas e das tarefas para aumentar a eficiência consiste na divisão do trabalho. A autoridade é quando se tem o direito de das ordens e puder recebê-las com obediência e responsabilidade é o dever natural, se devem prestar contas. A obediência, respeito e o comportamento estão ligados à disciplina. A unidade de comando significa que cada colaborador recebe ordens de apenas um superior, gestor. Os interesses gerais de uma empresa devem acrescentar aos interesses partículas dos colaboradores. Na remuneração do pessoal, tem de obter uma satisfação justa para os colaboradores e em termos de retribuição para a organização. A centralização se refere à concentração no topo da hierarquia da organização de uma autoridade do mais alto ou do mais baixo na linha da escala de uma linha de autoridade è o principio do comando. A ordem consiste em material e humana uma coisa/objeto para cada lugar, para se torna organizado. Para alcançar a lealdade e justiça dos colaboradores, chamasse equidade. A estabilidade do pessoal se refere à rotatividade do calibrador que nesse caso é prejudicial na eficiência do seu trabalho, pois quanto mais tempo um funcionário permanece em um cargo, melhor para a empresa, pois isso está ligada a organização e eficiência. A iniciativa e a capacidade de elaborar um plano para garantir o sucesso dentro de uma empresa. Em uma empresa um dos principais princípios e o espirito de equipe, a união, a harmonia entre o s colaboradores, sem isso, a empresa poderá ter problemas de organização e até mesmo atenção e é por isso que estes princípios foram criados por Fayol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com