TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA CLÁSSICA

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

RGM

Atividades aulas 3 e 4

1º) Quais a(s) principal(is) diferença(s) da TEORIA CLÁSSICA de HENRY FAYOL da TEORIA CIENTIFICA de FREDERICK W. TAYLOR? (0,6 pontos)

A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração focava na estrutura da organização.

A Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

2. Cite e explique com suas palavras as 6 ÁREAS FUNCIONAIS DE UMA EMPRESA. (1,0 ponto)

Marketing: cuida da venda, lança no mercado, faz a promoção, publicidade e imagem do produto.

Produção: cuida da fabricação, controle, manutenção e correção do produto.

Financeira: faz o orçamento, planeja recursos, empréstimos, financiamentos, gere os recursos, faz pagamentos, operações bancárias...

Administração de materiais: faz o planejamento de materiais e equipamentos, análise de estoque, orçamentos, contratação de serviços e obras,,,

Administração de recursos humanos: faz recrutamento, seleção, registro e cadastro, contrata mão de obra de terceiros, movimentação de pessoal, gere cargos e salários, treinamento de pessoal...

Administração de serviços: cuida do transporte, patrimônio imobiliário, serviços de apoio...

3. Explique os princípios da administração, com suas palavras:

a) Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

b) Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

c) Hierarquia ou Centralização: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com