TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Bucocracia de Weber

1- O que a burocracia estabelece?

É feita pra dar segurança para ambas as partes, é a padronização, organização.

2- A relações burocráticas são tipicamente autoritárias:

 Os subordinados aceitam as ordens de seus superiores por admitirem a ideia de que tais ordens estão amparadas por normas e preceitos legais. Dessa maneira, a obediência não deriva de nenhuma pessoa em si, mas sim do conjunto de normas e regulamentos estabelecidos e aceitos como legítimos por todos.

3- Quais são as características de uma organização ideal no ponto de vista burocrático?

Formalização (Todas as atividades de uma organização devem estar definidas por escrito), Divisão do trabalho (Cada empregado tem um cargo com conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades oficiais e delimitadas), Principio da Hierarquia (Cada empregado recebe ordens que guiam suas ações, Impessoalidade (Tem que ter um padrão, o que conta é o cargo e não a pessoa), Competência Técnica (A seleção e a promoção dos empregados são baseadas na competência técnica).

4-Quais são as características da burocracia?

Divisão do trabalho, Hierarquia, Regras e Padrões, Compromisso Profissional, Registros Escritos e Impessoalidade.

5- Quais são as funções da burocracia?

Especialização para ter crescimento e Racionalidade que é baseada nas regras e não no que eu acredito

6- Vantagens da Burocracia? 

Os objetivos são alcançados pela razão, não tem tratamento distinto por que as decisões são tomadas por regras e regulamentos, tem redução dos conflitos por que soa padrões e regras.

7- As desvantagens da Burocracia?

Internacionalização das regras e exagero apego aos regulamentos, Excesso de formalismo e de papelório, resistência a mudanças.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chester Barnard

1- Um sistema formal de cooperação requer um objetivo ou um proposito; se a cooperação resultar em processo, a meta será alcançada e o sistema será eficaz;

Um sistema é eficaz se a cooperação requerida por ele provoca o alcance da meta

2- O conceito de eficiência é diferente; eficiência cooperativa é o resultado das eficiências individuais, desde que a cooperação seja dirigida somente para satisfazer ‘motivos individuais’;

Eficiência é o grau no qual os objetivos individuais estejam sendo satisfeitos

Estudo de Hawthorne

Na primeira faze, pretendia-se verificar o efeito sobre o rendimento dos funcionários

Para surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários) mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico. Baseada em suas suposições pessoais, os operários se julgaram na obrigação de produzir mais quando a iluminação aumentava, já que quando diminuía a iluminação o mesmo ocorria com a produção.

Segunda faze –

Nos 12 períodos experimentais a produção apresentou pequenas mudanças, fazendo com que ao final não se tivesse os resultados esperados. O que foi notado é que novamente aparecia um fator que não podia ser explicado somente pelas condições de trabalho e que já havia aparecido na experiência sobre iluminação. Na sala de montagens de reles (era analisar descanso e fadiga , identificaram que no fato de ter um intervalo a produtividade era maior)

A conclusão que os pesquisadores chegaram foram que: O grupo trabalhava com maior liberdade e menos ansiedade, Havia um ambiente amistoso e sem pressões, Não havia temor ao supervisor, Houve um desenvolvimento social do grupo experimental, O grupo desenvolveu liderança e objetivos comuns.

Terceira faze –

Os pesquisadores foram se afastando do estudo das melhores condições físicas de trabalho e passaram a estudar as Relações Humanas. Em fevereiro de 1929, devido à boa aceitação do programa, foi criada a Divisão de Pesquisas Industriais para absorver e ampliar o programa de pesquisa. Nesta etapa, em que os trabalhadores foram entrevistados, revelou-se a existência de uma organização informal dos mesmos, com vistas a se protegerem do que julgavam ameaças da Administração ao seu bem-estar.

Quarta faze –

Teve como objetivo analisar a organização informal dos operários. Os pesquisadores notaram que os operários, após atingirem uma produção que julgavam ser a ideal, reduziam o ritmo de trabalho.

Conclusão da Experiência

  • O nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários
  • O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo (agem como parte do grupo)
  • O comportamento dos trabalhadores está condicionado às normas padrões sociais (agem de modo a obter recompensas sociais ou a não obter sanções sociais)
  • A empresa passou a ser vista como um conjunto de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal
  • A existência de grupos sociais que se mantém em constante interação social dentro da empresa
  • Os elementos emocionais e mesmo irracionais passam a merecer uma maior atenção.

Efeito Hawthorn

Consiste numa mudança positiva do comportamento de um grupo de trabalhadores em relação aos objetivos de uma empresa devido ao fato de eles se sentirem valorizados pela gerência ou pela direção da mesma.

O objetivo inicial dos estudos de Hawthorn, era identificar quais os fatores que modificavam a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com