TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

9.0 TEORIA MATEMATICA DA ADMINISTRAÇÃO

9.1 FUNDAMENTOS (PERSPECTIVA HISTORICA, PRINCIPAL REPRESENTANTE, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PRINCIPIOS DA ADM)

9.1

A teoria matemática da administração utiliza como um de seus objetivos simulações de situações, para resoluções de problemas que poderá ocorrer dentro do processo organizacional, ou seja, em empresas\organizações interferindo nas suas tomadas de decisões. Essas simulações são utilizadas como situações futuras e de avaliação da probabilidade de sua ocorrência capazes de estabelecer índices conclusivos. Essa teoria não quer somente dados que sejam quantificáveis, mas também de variáveis suposições.

“A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização.”

(CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição. Ed. Makron Book)

A teoria matemática surgiu a partir de cinco causas sobre a Teoria Administrativa, sendo assim.

- O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos para a Teoria Estatística da decisão.

- O estudo do processo decisório e o surgimento da Teoria das decisões, que ressaltaram a importância mais da decisão organizacional do que da ação dela decorrente. A tomada de decisão sendo assim, se tornou decisiva de sucesso em todo o sistema cooperativa, que é a organização.

- A existência de decisões programáveis que podem ser quantificadas e representadas por modelos matemáticos e operacionalizadas por computador.

- O computador para aplicações de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas.

- A Teoria Matemática que surgiu com a Utilização da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial no campo de estratégia militar. A teoria matemática sendo assim criou uma Ciência da Administração com bases lógicas e matemáticas que acabou produzindo uma de Administração de Operações focada na administração de manufatura e de serviços.

A Teoria Matemática aplicada a soluções de problemas administrativos também é conhecida como (PO) Pesquisa Operacional. Sendo então uma verificação que localiza e ressalta o processo decisório tratando de modo racional e lógico pelo meio de abordagem quantitativa, lógica e determinística.

A tomada de decisão é estudada sobre duas perspectivas, a perspectiva do processo e a do problema. A perspectiva do processo concentra-se nas etapas de tomada de decisão, com o objetivo de selecionar a melhor alternativa de decisão, tendo em vista uma sequência de três etapas:

  1. Definição do Problema;
  2. Quais as alternativas possíveis para essa solução;
  3. Qual a melhor alternativa para a solução de determinado problema;

A perspectiva do processo escolhe as possíveis alternativas de solução daquela que produz melhor eficiência.

A perspectiva do problema está orientada para resolução do problema, tendo em vista a solução final do problema, no qual essa perspectiva é criticada por não identificar as suas alternativas e pela sua deficiência quando algumas situações demandam vários modelos de implementação.

Henry Fayol utiliza alguns princípios básicos para administração que podem ser aplicados em qualquer ambiente organizacional, sendo assim:

A divisão do trabalho: Que consiste em especializar nas tarefas para aumentar a eficiência e tem algumas limitações que a experiência e o bom-senso ensinam a não ultrapassar.

Autoridade e responsabilidade:  Autoridade e o direto ou poder de ordenar e teoricamente serão obedecidas. A responsabilidade e a consequência natural da autoridade que deve haver um equilíbrio na obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros.

Disciplina: Necessidade de obter regras de condutas e de trabalho válidas para todos os funcionários.

Unidade de Comando: Todo colaborador deve receber ordem de uma única pessoa, evitando o não cumprimento.

Unidade de direção: Um só controle válido de atividade com os mesmos objetivos.

Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral): Os interesses gerais devem sobrepor os interesses particulares.

Remuneração do pessoal: Deve ser justa para garantir a satisfação do empregado e também para organização em termo de contribuição.

Centralização: Concentração das atividades da organização e sua autoridade centralizada.

Cadeia Escalar: Defesa de estrutura com a linha de autoridade fixa.

Ordem: Preservação do lugar de cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.

Equidade: Reconhecimento do direito de cada indivíduo.

Estabilidade do Pessoal: A baixa rotatividade.

Iniciativa: Capacidade de visualizar uma nova atividade e ter a iniciativa para a realização.

Espírito de equipe: União entre todos é uma grande força para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com