TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA POLÍTICA

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.979 Palavras (28 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

TEORIA   POLÍTICA

CARLOS JOSÉ DOS SANTOS – RA 438594

JOSÉ LUIZ ROCHA – RA 438595
JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS – RA 422147

MIGUEL GOMES DA COSTA – RA 441514

ROBSON CIRILO DA CUNHA – RA 412354

VICENTE FERREIRA DO NASCIMENTO NETO – RA 415772

GOIÂNIA-GO

                06/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CARLOS JOSÉ DOS SANTOS – RA 438594

JOSÉ LUIZ ROCHA – RA 438595
JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS – RA 422147

MIGUEL GOMES DA COSTA – RA 441514

ROBSON CIRILO DA CUNHA – RA 412354

VICENTE FERREIRA DO NASCIMENTO NETO – RA 415772

TEORIA   POLÍTICA

Trabalho elaborado como atividade para obtenção de nota da disciplina Teoria Política, Aplicado ao Curso Superior Tecnologia de Gestão Pública do terceiro período da Universidade Anhanguera –Uniderp Centro de Educação a Distância, Polo – Unieducação (7109) Goiânia/GO, sob a orientação do Professor MarcosTavares de Oliveira (presencial), Professora Mestra Mariciane Mores Nunes (Teoria Política/ Ead online).

GOIÂNIA-GO

06/2014[pic 2]

RESUMO

O presente trabalho surgiu através da Atividade Prática Supervisionada (ATPS), tendo por finalidade a elaboração de um relatório falando sobre formas de governos:   e sistemas de governos, como monarquia e república, e os sistemas em suma são: presidencialismo, parlamentarismo e ditadura militar, formas e sistemas onde cada um tem sua particularidade.

É importante salientar que tudo tem sua origem no decorrer da história, a Teoria Política, é essencial para todas as sociedades, tenta mostrar onde cada forma de governo e sistemas estão ligados com a cultura de cada povo.

Dentro deste contexto tentaremos mostrar que o G8 ou podemos dizer na sua formação original G7, onde hoje tudo encaminha para retornar a ser G7, podemos dizer que é uma organização ou grupo de países ricos, onde este grupo tenta e cada vez mais domina o mundo, com suas intenções ditas para o bem comum a todos, acabando com a poluição, desigualdade e desiquilíbrio financeiro em economias frágeis.

Este mesmo G8, no momento atual vem sofrendo com sua própria existência, pois o mundo tem visto que o G8, quando foi criado, foi  para debater temas econômicos, baseado na crise dos anos 70, mas o que tem acontecido no momento são debates políticos, com disputas cada vez mais tensas.

Neste panorama contemporâneo nos, esforçou foi realizar uma reflexão crítica sobre estado e G8, na sua aplicabilidade para uma compreensão dos acontecimentos no tempo atual.

A nossa intenção é mostrar dessacralização da atividade política, sendo que a moral seria produto do poder, outro ponto deste trabalho é a visão histórica do poder, que seria cíclica.

A nosso ver o principal pragmatismo ou indagação que podemos levantar, é a análise da política externa sob a ótica amoral, onde podes questionar as políticas externas e suas idéias acerca das ações governamentais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

ETAPA 2        

ETAPA 3        

ETAPA 4        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

As duas principais formas de governo (Monarquia e República), ao iniciarmos o estudo da disciplina Matemática Financeira, algumas perguntas inevitavelmente passaram por nossas cabeças: qual o campo de aplicação? Qual a sua utilidade prática? Ela fará alguma diferença na minha vida?

O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações e, para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados. Neste raciocínio é que norteia a Matemática Financeira, que se preocupa com o estudo do valor do dinheiro no tempo.

Por isso, o campo de aplicação da matemática financeira é bastante amplo pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de qualquer natureza: crédito à pessoa física e empresa, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor entre outras.

O uso desta ferramenta permite-se conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo as tomadas de decisão mais racionais; são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas.

No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que oscustos dos financiamentos dados e recebidos são peças centraisdo sucesso empresarial.

Este trabalhoacadêmico pretende mostrar a desvendar essas técnicas paraque possamos gerir interesses financeiros comracionalidade e eficiência.

ETAPA 1

Adiscussão sobre as formas de governo inicia-se com clássica e fictícia teorização de Heródoto, na sua História (Livro III,§§80-82), na qual as três modalidades de governo se propõem pela primeira vez, sendo: o governo de muitos, de poucos e de um só, ou seja, “democracia”, “aristocracia”e “monarquia”, sendo cada forma de governo defendida por cada um de seus três personagens respectivamente: Otanes, Megabisese Dario.

No diálogo apresentado por Platão (428-347 a.C.) na obra A República, cuja principal idéia é descrever uma república ideal, Platão afirma que os Estados que realmente existem, os Estados reais, são corrompidos. Enquanto o Estado perfeito é um só (e não pode deixar de ser assim, visto que só pode haver uma constituição perfeita). Ou seja, atipologia das formas de governo de A República, inclui só formas mas, (apresentadas no livro oitavo, que são em ordem decrescente, as quatro seguintes: timocracia, oligarquia, democracia etirania).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com