TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Teorias da Administração II

Nome da Atividade: Atividade à Distância 2

Nome do aluno: Caio Adrianno Luiz Souza – Matrícula: 16213110282

Pólo: Paracambi

QUESTÃO 1: Sobre a BUROCRACIA comente a frase “A consequente necessidade de um modelo de organização formal é apontado como fator contribuinte importante para o surgimento da Burocracia.” (1 ponto)

As organizações deveriam ser organizadas formalmente, se apoiando nas regras fixadas de forma rotineira, e não apenas em um indivíduo, como o executivo. Dessa forma, as regras estabelecidas seriam por si só a base da ação.

 

QUESTÃO 2: Quais são as características da burocracia de Max Weber? corretamente levando em consideração seu significado (1,0 ponto):

O caráter legal das normas, o caráter formal das comunicações, a divisão do trabalho, a impessoalidade no relacionamento, a hierarquização da autiridade, as rotina e procedimentos padronizados, a competência técnica e mérito, a especialização da administração, a profissionalização, princípio da publicidade,, a previsibilidade do funcionamento.

 

QUESTÃO 3: “As disfunções da burocracia, percebidas por Merton, que se constituem em consequências imprevistas ou em distorções surgidas com o passar dos tempos, conduzindo a forma pejorativa de se referir à burocracia,”podem ser percebidas como? (1,0 ponto)

Autoridade excessiva atribuída a uma só pessoa; regras que são ignoradas; menor possibilidades de inovações; excesso de papelada; limitação de liberdade criativa; abordagem de todos os casos de maneira padronizada; uso excessivo de símbolos; entre outros.

 

 

QUESTÃO 4: Explique “No que se refere às características da Burocracia, Chiavenato (1987a) lembra que, atualmente, a Burocracia é entendida mais como uma condição que existe como um continuum, tal como estar totalmente presente ou totalmente ausente em uma organização.” (1,0 ponto)

 A ideia é que a organização não seja considerada totalmente burocrática ou não burocrática. Deve-se existir graus diferentes de burocratização dentro das organizações.

 QUESTÃO 5: “O estruturalismo, além do estudo das interações entre os grupos sociais, é preciso também analisar a interação das organizações, caracterizando uma nova maneira de ver o homem, entendida como homem organizacional.” Reflita sobre as características do homem organizacional. (1,0 ponto)

O homem organizacional deve ser flexível, resistir as frustações, adiar as recompensas, estar preparado para mudanças rápidas e contínuas, ser político e agir estrategicamente em busca dos objetivos.

QUESTÃO 6: Quais são as teorias contemporaneas da administração? (1,0 ponto)

Administração quantitativa; Comportamento organizacional; Teoria dos sistemas; Teoria da contingência; Gestão da qualidade total; Organização inteligente; e Reengenharia.

QUESTÃO 7: Qual foi a principal contribuição da Escola Quantitativa? (1,0 ponto)

Trazer ao administrador uma nova perspectiva em termos de tomada de decisão baseada no desevolvimento formal de modelos matemáticos de representação do problema.

QUESTÃO 8: Resuma as caracteristicas das teorias X e Y . (1,0 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com