TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passos 1, 2 e 3

TERMINOLOGIA CONTABIL BÁSICA

Desde que duas pessoas comecem a se comunicar-se é absolutamente necessário que passem a dar aos objetos conceitos e índices ou mesmo nome, o que comumente se denomina de “Mero problema de terminologia”, infelizmente encontraremos em todas as áreas principalmente nas sociais (e econômicas em particular).

Gasto, custos, desembolsa e despesas são palavras na contabilidade de custos com significados diferentes:

Gastos - Relacionam se as compras de produtos ou serviços, e essa compra ira gerar um gasto financeiro para a entidade (normalmente dinheiro).

Custos – É gasto que a empresa faz para adquirir outros bens e serviços (E: o dinheiro gasto na conta de luz da empresa)

Desembolso – É o que a empresa tira do seu capital para pagar uma aquisição de bem ou serviço que ocorre em três momentos diferentes:

A vista no ato do gasto

O prazo após o gasto

Antecipado antes do gasto.

Despesa – Bem ou serviço consumido direto ou indiretamente para obtenção de receitas (E: consumo de combustível, depreciação de maquinas da empresa etc.).

Pela própria definição de custo terminologia em entidades industriais, podemos entender que é o estudo do custeio do produto dentro de uma indústria, portanto é perfeitamente idêntica a terminologia nas empresas. Por exemplo, o serviço de cambio de um banco para aparecer gastos que se transformam em custo de um serviço que se torna imediatamente uma despesa.

Princípios Contábeis Aplicados a Custo

Determinam esse principio como custo contábil do resultado, ou seja, lucro ou prejuízo. Portanto normalmente as indústrias só reconhecem o resultado obtido em suas atividades quando da imobilização da receita, ou seja, no momento em que há transferência do bem elaborado para o adquirente. No entanto o lucro o lucro já surge durante a elaboração do produto, pois a agregação de valores nessa fase, inclusive do próprio resultado ,mesmo que ainda numa forma potencial sem se caracterizar em dinheiro.

É sempre fácil perceber de onde começa os custos de produção mais nem sempre é da mesma maneira simples a verificação de onde eles terminam. É relativamente comum a existência problemas entre a separação custos e despesas de vendas, por exemplo, os gastos com embalagens podem tanto estar numa categoria como noutra depende da aplicação; se o produto é vendido a granel ou em pequenas quantidades, seu custo termina quando o produto acaba com as embalagens só é aplicada após as vendas deve ser tratadas como despesas, pois o uso das embalagens para a venda dos produtos gera uma despesa isso implica com gastos com embalagens.

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS – APURAÇÃO

Custos Diretos:: é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, não necessita de rateio para ser atribuído ao objeto custeado. Custeios diretos constituem todos aqueles elementos de custos diferentes com respeito ao produto ou serviço, isso é se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Exemplo dos custeios diretos: Matéria-prima usada na fabricação dos produtos, mão-de-obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.  

Custos Indiretos: A um objeto de custo são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente visível. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante ao emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatadas, como mão-de- obra indireta, rateada por horas/homens da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas. Exemplo: Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade.

Materiais indiretos: São materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes.

Outros custos indiretos: São os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamento.

Passo 4

 - Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I),  Custo ( C ),  Despesa ( D )  ou  Perda  ( P ), seguindo a  terminologia contábil:

(  I ) Compra de matéria-prima

( D ) Consumo de energia elétrica

( C ) Utilização de mão-de-obra

( D ) Consumo de combustível

( D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(  I ) Aquisição de máquinas

( D ) Depreciação das máquinas

( D ) Comissões proporcionais às vendas

( D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

( D ) Depreciação do prédio da Empresa

( C ) Consumo de matéria -prima

(  I ) Aquisição de embalagens

( P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

( P ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

( C ) Geração de sucata no processo produtivo

( D ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

( P ) Reconhecimento de duplicata como não recebível

( D ) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

( D ) Gastos com seguro contra incêndio.

( C ) Consumo de embalagens.

- Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:

( V ) O registro dos encargos financeiros deve ser tratado na Contabilidade como despesa, não como custo.

( V ) O Custeio por Absorção deriva da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com