TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Da Administração Científica

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

A teoria da Administração Científica

Frederick W. Taylor nascido de uma família Quaker na Pensilvânia, teve uma educação muito rígida e disciplinada, com conhecimentos básicos de francês e alemão. Recusando uma faculdade de Harvard com 18 anos Taylor iniciou seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica onde trabalhou durante 4 anos.

Em 1878 ele foi para a Midvale Steel Co., onde passou de operador comum a operário chefe em apenas 6 anos por ter se graduado em Stevens Institute of Technology de Hoboken, Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação do método científico, Taylor não possua treinamento nenhum em administração mas se baseava em suas investigações sobre o que deveria ser feito, proporcionou maiores lucros e valorizou os trabalhadores isso assegurou a todos uma prosperidade mútua, que acabou refletindo safatisfatoriamente na riqueza do país.

Estudos e princípios de administração cientíca, de Taylor, os estudos de Taylor se dividem de uma forma marcante após o lançamento de dois livros um lançado em 1903 chamado de Shop Management e outro em 1911 Principles of scientific management, o livro Shop Management trata exclusivamente de técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo do tempo e movimentos.

O estudo dos tempos teve duas fases uma analítica e outra construtiva. Na fase da análise, cada atividade foi quebrada em tantos movimentos elementares simples quanto possível. Na fase da construtiva envolveu a elaboração de um arquivo de movimentos elementares e tempo, para serem usados sempre que possível em outras atividades ou classes de trabalho.

Taylor viu a oportunidade de aplicar a disciplina, a objetividade e a racionalidade do engenheiro na solução dos problemas administrativos. Ele queria reduzir o acaso, a Regra do Polegar, e os fatores de personalidade na toma de decisão. Ele defendia a administração por sistemas e padrões.

Administração científica consiste fundamentalmente de certos princípios gerais amplos, uma certa filosofia, que pode ser aplicada de muitos modos, e uma descrição do que qualquer homem ou homens podem acreditar ser o melhor mecanismo para aplicação destes princípios gerais, o que de modo algum pode ser confundido com princípios própios.

Suposições da administração científica, a suposição da administração científica é que a prática melhorada da aplicação do método cientifico para análise dos problemas organizacionais. Lyndall F. Urwick escreveu que a administração científica é a substituição do pensamento indutivo que é baseado em fatos pelo velho pensamento dedutivo ou seja aquele que é baseado em teorias ou opiniões, de todo modo se referindo à organizações de grupos humanos. Os princípios da administração científica são:

*Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho.

*Selecionar cientificamente, treinar e desenvolver o trabalhador.

*Cooperar com os trabalhadores para garantir que os passos científicos sejam seguidos.

*Assumir todo o planejamento e a organização, deixando os trabalhadores executarem suas tarefas.

O bom operário é aquele que aceita ordens, não toma iniciativa sem que seja uma ordem a fazer por seu chefe, ao operário é dito como fazer suas tarefas, baseadas na análise científica do trabalho, em oficinas de produção.

Os seguidores de Taylor, no século XIX dois administradores descobriram que seus métodos de administração aplicavéis genéricamente, poderiam ser estabelecidos por meio de investigação científica sistemática.

*Capitão Henry Metcalfe, do Arsenal Armado necessitou de administradores para registrar eventos de produção e experimentos sistemáticamente desenvolvidos, com o fim de melhorar os processos de produção.

*Henry Robbinson Towne co-fundador e presidente da Yale & Towne Manufacturing Company. Em 1886, Towne propôs que a administrração de fábricas tivesse a mesma importância que a administração da engenharia, a informação poderia ser partilhada entre empresas estabelecidas e novas empresas.

*Frank e Lilian Gilbreth foram dois outros grandes contribuidores ao desenvolvimento de muitos tipos de sistemas administrativos.

*Henry Laurence Gantt trabalhou com Taylor e para ele, por muitos anos, a partir de então, Gantt se tornou engenheiro consultor, tornando possível sua versão de administração científica as companhia clientes.

*Carl George Barth foi o mais ortodoxo dos participantes do movimento da administração científica. Foi recrutado por sua posição como professor de matemática por Taylor para os propósitos de tratar dos complexos problemas matemáticos dos experimentos de corte de metais.

*Harrington Emerson foi também um contemporanêo de Taylor, mas tomou uma direção diferente em seu trabalho, ele trabalhou sem contatos com os pioneiros da administração científica, enfatizando a grande produtividades das organizações corretas.

*Morris Coke tem reconhecimento especial por causa da aplicação dos princípios e técnicas da administração científica nos campos governamentais e educacionais. Desse modo, ele demonstrou que a administração científica tinha aplicação em todos os tipos de orgnanizações.

Administração de Ford e seus princípios, Henry Ford um homem que nasceu em Michigan nos Estados Unidos não era um engenheiro, nem psicólogo, nem economista, era um empresário com uma visão fantástica que buscava a cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo sentido, em uma fábrica de automóveis. Na visão de Ford assim como Tayor a empresa se divide em dois níveis: planejamento e execução, no planejamento é onde os técnicos elaboram os métodos e o própio trabalho que lhes é levado ás mãos. Por isso, em razão da padronização dos elementos de trabalho, a especialização determina um ritmo constante, assegurado pelas rotinas estabalecidas. Assim pode-se dizer que é o trabalho que dirige a empresa. Na execução Ford adaptava seus funcionários a velocidade de esteira rolante, sendo naturalmente conduzido a ritmização involuntária, de acordo com o nível de produção.

Henry Ford era um homem que se baseava em três princípios para o trabalho,

*O princípio da produtividade: recomenda o máximo de produção dentro de um período determinado.

*O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com