TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Política

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Avaliação de Teoria Política

  1. como esquerda e direita podem ser traduzidos como conceitos que operam e oscilam entre liberalismo econômico e liberalismo político? (0 a 1,0)

     Ser de esquerda presumi lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, a promoção do bem estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e minorias. Nota-se que a esquerda opera no liberalismo político que prega a limitação do poder estatal sobre a vida privada dos indivíduos. Prega a tolerância religiosa, ideológica, política, a liberdade de pensar, de agir.

 A direita por sua vez representa uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem estar individual. Assim como o liberalismo econômico credita que o mercado por si só resolve suas falhas, e que a intervenção do Estado só as agrava, pois os agentes de mercado agem conforme uma racionalidade própria, alheia à intervenção estatal.

No entanto esse conceito esquerda-direita varia de acordo com o país.

  1. como a distinção, de acordo com os autores, entre direita e esquerda políticas pode apresentar um critério de normatividade econômica, rachando os seguidores em “liberais” e “conservadores? (0 a 1,0)

  1. de acordo com o texto, como direita e esquerda, em conformidade com a teoria da saliência voltam-se ao seu eleitorado? (0 a1,0)

  De acordo com o texto essa estratégia se baseia em uma tomada de posição dos partidos em relação aos vários temas da agenda política, ou seja,  seria possível identificar o posicionamento do partido e sua estratégia ao realizar uma escolha dos temas abordados no debate político-eleitoral.  Dessa forma todos os partidos poderiam oferecer ao eleitorado um posicionamento diferente sobre o mesmo tema e também agendas políticas diferentes tendo em vista que cada partido deve ter incentivo para propor temas, o partido que conseguisse impor sua agenda sobre a de um adversario teria grande vantagens sobre seus competidores. cada partido busca valorizar

  aqueles temas em que julga que o seu posicionamento é semelhante ao posicionamento

  da maioria do eleitorado.

  1. como o estudo do caso político brasileiro pode favorecer o entendimento de que a aceitação partidária em ser “DE ESQUERDA” ou “DE DIREITA” seja, de fato, ideológico? (0 a 1,0)

No estudo de caso os autores deixam claro que as definições de esquerda e direita variam de acordo com a historia e contexto cultural do país, um exemplo no texto é a posição política esquerdista e de direita em países europeus onde a defesa do internacionalismo e da paz entre países constitui a posição esquerdista, e a defesa do constitucionalismo e  de liberdades e direitos humanos constituem a posição política de direita, esses critérios fazem poucos sentindo em países que não passaram pela mesma historia dos europeus, como o Brasil.

  1. em que sentido o texto deixa evidente que ser “DE ESQUERDA” ou “DE DIREITA” é mais uma estratégia que uma opção? (0 a 1,0)

   Quando assume uma posição na tomada de decisão a cerca de determinado tema    apenas para alcançar um maior numero de eleitores . A partir do momento que ela é usada como estratégia partidária para conseguir informações de academicos sobre o  posicionamento e a  importância que cada partido dá para diferentes aspectos da agenda política.

E no momento que a escolha de um lados torna-se necessária para definir um partido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com