TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Sistêmica Da Administração

Por:   •  21/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS ALUNOS: CLEIA GAMA, GLENDHA MAFRA PROFESSORA: RENATA QUEMEL 19/06/2023

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

A teoria sistêmica surgiu na década 1960, tem como descendência os conceitos evolutivos dos estruturalistas e dos behavioristas, é uma das escolas que menos sofreu com as críticas, pois seguia a mesma frente de pensamento do capitalismo. Tendo como abordagem diversos ramo da ciência com destaque para a cibernética, matemática e sistemas, uma que esses estudos tem base nos conceitos e princípios que contribuem nos processos de gestão onde o gestor precisa se adaptar as modificações em torno do seu negócio.

O QUE É UM SISTEMA?

É a soma das partes que interagem e se conectam e a somatória das formas que visa a um único objetivo a excursão de algo.

Segundo Oliveira (2010, p. 224) “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que conjuntamente formam um todo e com determinado objetivo efetuam determinada função”.

Os tipos de sistemas mais usados são:

Cibernética

É considerada uma ciência jovem, foi criada por Norbert Wiener, nasceu juntamente com o surgimento do computador e da Teoria Sistêmica. Ela é considerada uma ciência da comunicação e controle, na qual a comunicação e que torna os sistemas interligados e integrados e o controle assegura os comportamentos dos indivíduos.

Assim destaca Chiavenato (2014, p. 410) “A Cibernética surgiu como ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhum delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. O seu foco está na sinergia.”

ORIGENS E O SURGIMENTO DA TEORIA SISTÊMICA: CIBERNÉTICA, TEORIA MATEMÁTICA E TEORIA DE SISTEMAS

CIBERNÉTICA

Considerada uma ciência relativamente jovem, foi criada por Norbert Wiener, durante o período em que surgiu o primeiro computador, simultaneamente com o surgimento da Teoria de Sistemas. A cibernética é considerada uma ciência da comunicação e controle em que a comunicação é que torna os sistemas interligados e integrados e o controle assegura o comportamento dos indivíduos.

Assim destaca Chiavenato (2014, p. 410) “A Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. O seu foco está na sinergia”.

TEORIA DA MATEMÁTICA

Conhecida também como pesquisa operacional, concentra seus estudos nos problemas administrativos, tendo como principal ênfase os processos decisórios, desenvolvendo mecanismos para que os mesmos sejam tratados de modo lógico e racional e sempre evidenciando através de números, ou seja, demostrar dados de forma quantitativa, visando assim ter uma orientação em relação ao processo decisório voltado para a ação.

A pesquisa operacional trouxe para o processo decisório na gestão organizacional novas técnicas e/ou ferramentas, que passam a auxiliar seus gestores cada vez mais no desenvolvimento da visão sistêmica da organização, são elas (OLIVEIRA, 2010):

  1. Análise do ponto de equilíbrio: uma importante ferramenta, que entre outras coisas auxilia no estabelecimento do nível de vendas em relação ao seu mercado, confrontando as receitas totais versus os custos totais de produção, buscando assim um ponto de equilíbrio.
  2. Teoria dos jogos: é uma técnica matemática para a análise de ameaças e de oportunidade em um ambiente, em especial em relação aos concorrentes, criando uma visão ampla ao gestor sobre como as ações devem ser estabelecidas como prioritárias.
  3. Programação linear: outra técnica matemática, que procura otimizar a alocação de recursos em favorecimento dos objetivos e resultados já definidos, gerenciando desta forma situações onde existem recursos limitados.
  4. Teoria de redes: é uma abordagem matemática cuja origem vem das técnicas de planejamento e programação de redes, idêntica à técnica de PERT-COM, muito usual em projetos diversos, possibilitando a representação gráfica, descompostas e mensuradas passo a passo durante o seu processo de execução, evidenciando os pontos críticos e possíveis falhas durante o processo.
  5. Teoria das filas: técnica que visa otimizar os arranjos dos objetos ou assuntos em eminente situação de aglomeração, gerenciando assim os gargalos gerados no processo.
  6. Análise estatística: técnica que analisa, através do cálculo da probabilidade e de dados estatísticos, as informações relevantes, existentes dentro da organização.
  7. Programação dinâmica: técnica aplicada em questões inter-relacionadas, que necessitam da solução de seus problemas, decisões específicas, mas cujo resultado final a ser alcançado deve satisfazer e auxiliar a todos na organização.
  8. Just-in-time: técnica que auxilia a controlar e diminuir os desperdícios das organizações, visa, de forma geral, produzir no tempo certo, a quantidade certa e dentro de um rigoroso padrão de qualidade, eliminando tudo que não agrega valor ao produto, por exemplo, altos volumes de estoques.
  9. Kanban: técnica que programa e controla os processos de produção nas organizações, utilizada no auxílio à administração do just-in-time, controlando o fluxo de matérias e sua movimentação recebidos dos fornecedores. Surge outro fato relevante para auxiliar os processos de gestão, os indicadores, que são constituídos por instrumentos de monitoramento, avaliação e gestão, assim, não vale nada possuir objetivos e iniciativas se não for possível medir os resultados para verificar sua eficiência. Desta forma, pode auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão.

TEORIA DE SISTEMAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES

Como contribuição ao produzir suas teorias e conceitos, passa a criar cenários em que o processo decisório deixa de ser empírico, assim criticando as teorias anteriores que trabalhavam de forma separada, já a teoria de sistemas gera a conectividade no processo decisório e a visão sistêmica ao gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com