TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 11

1) A arte de planejar pertence a rotina do administrador e este deve estar atento a todas as mudanças internas e externas que possam ocorrer. Porque o planejamento estratégico é importante para a empresa, e quais as diferenças entre missão e visão?

O planejamento estratégico é o principal plano de uma organização, o mesmo, é responsável por dar orientação aos processos de negócios, dá o caminho para a tomada de decisão, onde contém meta, estratégias e decisões.

Segundo Palhares (2009) “Declarar a visão de uma empresa é apontar de forma objetiva e desafiadora quais as suas aspirações e crenças, e a apresentação da empresa pelos olhos de seus comandantes.”

O planejamento estratégico é aquele que nasce antes da própria empresa, vem em longo prazo e dele que saem as decisões, sendo considerado como o plano principal dentro de uma organização.

A diferença entra missão e visão é: A visão dentro de uma empresa refere-se onde ela quer chegar, ou seja, sempre é dada uma meta e um tempo específico. A missão é a forma e meio que se pode fazer para realizar o que deseja.

Ou seja, é fundamental que uma empresa de ambos os aspectos para que os negócios sejam bem organizados, com uma visão de futuro mas nunca esquecendo da missão da empresa.

2) O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento a fim de assegurar a reação adequada a frequentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem. Quais as diferenças entre os tipos de Planejamento conservador, otimizante, adaptativo?

Planejamento conservador:

“É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente, as decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização.” (Rezende, 2006, p. 3).

Planejamento otimizante:

“É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização, as decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo.” (Rezende, 2006, p.3).

Planejamento adaptativo:

“É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização, as decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, através de uma composição capaz de levar resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajusta-la às contingências que surgem no meio do caminho.” (Rezende, 2006, p.3).

As diferenças entre os planejamentos são de que o conservador busca bons resultados apenas, ou seja, a estabilidade.  

No planejamento otimizante se busca a inovação dentro da empresa, buscando sempre o melhor resultado.

No planejamento adaptativo se busca melhorias contínuas, para que o futuro da empresa adapte-se ao cenário atual, por exemplo.

3) A inovação pode fazer parte da estratégia das pessoas e empresas, em que o seu resultado pode estar no desempenho econômico-familiar e na criação de valor social. Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é a incorporação da inovação como base para o desenvolvimento pessoal, social e corporativo. Uma pessoa com ideias inovadoras pode contribuir de maneira diferenciada para a empresa. Quais as vantagens para a empresa que incentiva a inovação em suas operações?

Em um mundo de negócios tão competitivo, as empresas que possuem algum diferencial se sobressaem sobre as outras e desta forma o sucesso bate a porta.

Toda empresa que possua funcionários, certamente deve existir aqueles que possuem ideias muito boas, só que na maioria das vezes, estas tais ideias não vem à tona e ficam somente no pensamento, nesse sentido, uma empresa que deseja obter sucesso e se sobressair, deve com todas as forças investir e incentivar a inovação.

A inovação passou a ser um desafio permanente para as empresas que buscam o crescimento (OSLO,1997).

De certa forma, a inovação e seu incentivo são grandes desafios no cenário atual, mas deve-se por em mente que ideias inovadoras podem, por exemplo, reestruturar uma organização que possuía métodos extremamente arcaicos e que muitas vezes possuíam um alto custo em uma organização com métodos mais simples e claros e com gastos muito reduzidos. Como diria Albert Einstein, “a formulação de um problema é, muitas vezes, muito mais essencial do que a sua solução, que pode ser meramente uma questão de habilidade matemática ou capacidade experimental. Para levantar novas questões e novas possibilidades a respeito de velhos problemas sob um novo ângulo, exige imaginação criativa e indica os reais avanços na ciência”, nesse sentido, inovar não é simplesmente criar algo novo do zero, mas sim solucionar algum problema existente de uma maneira diferente, pois nesse caminho podem ser encontradas falhas que podem ser resolvidas, isso em uma visão organizacional.

Sendo assim, a empresa só tende a ganhar com o incentivo à inovação, pois além de revelar possíveis mentes brilhantes e recompensa-las por isso, a empresa ganha novos rumos e assume tendências novas que geralmente irão de encontro ao sucesso e ao crescimento.

4) Qual a função da organização logística para com a cadeia de suprimentos? Quais as vantagens competitivas de manter uma cadeia de suprimentos eficiente e de baixo custo?

Segundo Coelho (2010)

“O planejamento logístico ajudará a reduzir os custos de produção, a velocidade de entrega de seu produto e a responder rapidamente aos pedidos de seus clientes, além disso, simplificará o gerenciamento de seus itens de fornecimento, o seu inventário e seus custos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com