TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 15

Relatório – Teoria da Administração

Por

Felippe Gustavo Araújo

Teoria da Administração

Nelson Marinho Benseny

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        MODELO DE GESTÃO        3

3.        COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL        5

4.        TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO        8

5.        COMENTÁRIO – ARTIGO CIENTIFICO        11


“Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original” – Oliver Wendell Holmes Jr.


  1. Introdução


              Neste relatório será abordado toda a matéria tratada em aula, referente ao conteúdo de Teoria da administração. O relatório será dividido em quatro partes, na qual as três primeiras abordaram as matérias trabalhadas em aula, e a última conterá um comentário a respeito do artigo cientifico.

  1.  MODELO DE GESTÃO

        
             
O modelo de gestão é um conjunto de normas e mecanismos afim de solucionar um problema dentro da empresa, de forma que ela consiga operar de maneira plena e eficiente. Ao longo dos anos muitos modelos de gestão foram criados e adaptados para um modelo de negócios específico ou foi adequado a situação socioeconômica de um país

Apesar do modelo de gestão constituir diversos tipos, sempre priorizando algum aspecto como: resultado, processos, meritocracia, entre outros. Todos os  modelos de gestão são sustentado por quatro bases que estão presentes numa organização e são fundamentais para o sucesso de um empresa, essas quatro bases são:


           

          2.1    CULTURA ORGANIZACIONAL

 
            A cultura organizacional que fica responsável por definir os valores e as missões da empresa, assim como seu posicionamento em frente ao mercado. No ambiente interno, ela assume um papel de guia para a conduta e estruturação da empresa num certo nível. A cultura organizacional de uma empresa que opera na bolsa de valores será diferente de uma organização que visa fins beneficientes, existem também caso de culturas organizacionais diferente mesmo em empresas do mesmo nicho. Um Banco X visa inovação e novos produtos para o mercado enquanto que o Banco Y tem sua atenção voltada a seus processos e para a eficiência, conservando o sistema ja consolidade na empresa dando pouco ou nenhum espaço para grande alterações em sua estrutura.

           


          2.2    TOMADA DE DECISÃO

 
            A tomada de decisão é o elemento responsável pela forma como a empresa responde as situações que a rodeiam, de certo modo está ligada á forma de liderança presente na empresa, visto que existem dois estilos de tomada de decisão. O estilo centralizado basicamente centraliza o poder na mão de uma pessoa ou individuo, tornando suas respostas mais controladas, porém ao custo de tornar esse processo mais burocrático, basicamente uma resposta com alta supervisão, porém lenta. O estilo descentralizado proporciona uma resposta mais ágil e rápida, mas apresenta pouca supervisão ou um controle reduzido em comparação ao primeiro estilo, ou seja, é elementarmente oposto ao estilo centralizado.

           2.3    ESTILO DE LIDERANÇA

             
           
O Estilo de Liderança consiste na forma com a qual uma empresa é dirigida e a postura do líder frente á sua empresa e funcionários, A liderança ramifica-se em dois modelos, o modelo na qual a pessoa assume a postura de um chefe que tem como característica ser um figura mais autoritária, defini tarefas e espera os resultados, além de preferir manter o que tem e evitar correr riscos. Já o modelo com a postura de líder assume uma postura de orientador, guiando seus funcionários, tornando-se uma figura mais amistosa, além de não temer correr riscos. O Estilo de liderança leva em conta o conhecimento acadêmico, conhecimento de mundo e a bagagem intelectual deste indivíduo. Vale ressaltar que um líder busca analisar alguns aspectos com os resultados que estão sendo entregues além de também analisar a atitude da pessoa.

           2.4    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


             A Estrutura Organizacional baseia-se na divisão hierárquica e na divisão de tarefas dentro de uma empresa, devem conter as definições claras com as responsabilidades e os papeis de cada um em sua respectiva área, a estrutura organizacional incorpora duas camadas, que podem ser divididas nos níveis de administração e no organograma.

Os níveis de administração constituem um sistema hierárquico, na qual os integrantes do topo ocupam o nível estratégico, responsável por desenvolverem uma visão macro da empresa, analisando o mercado externo e suas mudanças e definir as metas da empresa de acordo com as mudanças do mercado. O nível tático conta com pessoas capazes de traduzir os planos traçados pelos executivos do nível estratégico para os funcionários do nível operacional, também é responsável por criar planos de ação e produtos para alcançar as metas impostas pelo alto escalão. O nível operacional fica responsável por pesquisa e estudar o plano de ação proposto pelos integrantes do nível tático para conseguir executa-lo, quantas pessoas usar? como fazer?

O Organograma é dividido em cinco elementos, que compõe áreas cruciais em todas as empresas, e estão presentes em todas as organizações. Estes elementos serão regidos por uma estratégia, que será definida pelo líder.

Marketing: visa o mercado externo, focando-se nos clientes. Busca estudar e entender suas necessidades e desejos, e com base nestes estudos desenvolver produtos que atendam á esse público. Também é de sua responsabilidade criar um canal de comunicação entre o produto e o cliente para que seja feita a divulgação.

Vendas: é a área que traz o dinheiro para dentro da empresa, planejam abordagens de vendas eficientes visando maiores ganhos, estuda como investir em seus clientes e qual é a hora mais propicia á fazer uma abordagem bem-sucedida.

Finanças: está fortemente associado a área de vendas, visto que ela é responsável pela maior parte dos ganhos da empresa e fica á cargo das Finanças cuidar dos lucros, além de cuidar dos lucros, cuida de as contas á pagar. A área de finança também pode atuar na parte de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com