TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 13

Entre as Teorias da Administração a Teoria Geral dos Sistemas foi uma teoria que trouxe uma nova visão e dimensão para as ciências uma vez que possibilita a interação e a aplicação dos conceitos de uma ciência em outra. Em outras palavras, a visão sistêmica pode ser aplicada a todas as coisas, seres humanos, na natureza, produtos industrializados e nas organizações. Todos os sistemas são constituídos por elementos que interagem entre si. A principal utilidade da Teoria Geral dos Sistemas é a possibilidade de aplicação prática à realidade. Entre os pressupostos da Teoria Geral dos sistemas é correto afirmar que:

I - A existência de tendência para que as ciências naturais e sociais integrem-se;

II - A integração das ciências orientada no sentido da teoria dos sistemas;

III- Constitui o modo menos abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais;

IV - Os princípios unificadores estabelecidos pela TGS não visam criar uma unidade na ciência e penetram nos universos das outras ciências;

V - TGS leva a educação científica à uma integração.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

[pic 1]a. Apenas a alternativa II está correta

[pic 2]b. As alternativas II e III estão corretas

[pic 3]c. As alternativas I, II e V estão corretas

A resposta correta é: As alternativas I, II e V estão corretas. A TGS constitui o modo MAIS abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais; Os princípios da TGS VISAM criar uma unidade na ciência e penetram nos universos das outras ciências;

[pic 4]d. As Alternativas I, III e V estão corretas

[pic 5]e. As alternativas II, III e IV estão corretas

Feedback

A resposta correta é: As alternativas I, II e V estão corretas.

Questão 6

Correto

[pic 6]Remover rótulo

Texto da questão

A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).

Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta as características da Teoria da Contingência.

I. a organização é um sistema aberto;

II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;

III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.

Está correto o que se afirma em:

Escolha uma:

[pic 7]a. Apenas nas afirmativa l e II.

[pic 8]b. Somente na afirmativa III.

[pic 9]c. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Resposta encontra-se no capítulo 8 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Teoria da Contingência. Todas as asserções estão corretas. I. A organização é um sistema aberto; II. As organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas; III. Em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.

[pic 10]d. Somente na afirmativa II.

[pic 11]e. Somente na afirmativa I.

Feedback

A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..

Questão 7

Incorreto

[pic 12]Remover rótulo

Texto da questão

O sistema japonês muito estudado na administração, teve inicio no período pós-guerra com foco na produção, tendo grande repercussão pelo sucesso em sua aplicação na montadora Toyota, que o tornou também conhecido como sistema Toyota de Produção. Este sistema caracteriza-se por três conceitos básicos. De acordo com as informações abaixo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Envolve a redução dos custos e a agilização do fluxo do processo produtivo com a programação das chegadas dos materiais às estações de trabalho, em que são aplicados no momento certo de seu uso. Permite cortar os custos de manutenção de estoque, maximizar o uso do espaço e, de forma indireta, atingir eficiência e qualidades em toda a cadeia.

2. melhoria contínua dos processos e pessoas, em busca da eficiência.

3. método de programação da produção e movimentação do material em que o próprio operador programa seu trabalho de forma visual. Esse sistema também é conceituado como a produção puxada pelo nível seguinte.

( ) Kanban

( ) Just in Time

( ) Kaizen

Assinale a resposta correta:

Escolha uma:

[pic 13]a. 2, 1, 3

A resposta correta é a sequência 3, 1, 2 para os conceitos básicos que apoiam o método Japonês. Just in Time: envolve a redução dos custos e a agilização do fluxo do processo produtivo com a programação das chegadas dos materiais às estações de trabalho, em que são aplicados no momento certo de seu uso. Para atingir tal sofisticação, é necessária uma forte integração com as etapas anteriores da cadeia de produção, tanto internas como externas. Permite cortar os custos de manutenção de estoque, maximizar o uso do espaço e, de forma indireta, atingir eficiência e qualidades em toda a cadeia. Kanban: método de programação da produção e movimentação do material em que o próprio operador programa seu trabalho de forma visual. Na língua japonesa, a palavra kanban significa um marcador (cartão, sinal ou placa) utilizado para controlar a necessidade de mais material para as etapas seguintes. Esse sistema também é conceituado como a produção puxada pelo nível seguinte. Kaizen: conceito de melhoria contínua dos processos e pessoas, em busca da eficiência.

[pic 14]b. 3, 1, 2

[pic 15]c. 3, 2, 1

[pic 16]d. 2, 3, 1

[pic 17]e. 1, 2, 3

Feedback

A resposta correta é: 3, 1, 2.

Questão 8

Correto

[pic 18]Remover rótulo

Texto da questão

A Teoria Contingencial também preocupou-se em analisar a estrutura organizacional em função da condição dos sistemas abertos serem influenciados pelo ambiente, a forma da estrutura deve ser flexível e adaptável ao ambiente e à tecnologia. A estrutura matricial ou em grade é uma junção entre a departamentalização funcional e por projeto ou produto. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com