TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pólo de Bela Vista

Modalidade: EAD

Disciplina: Teorias da Administração I

Profº: Dr. Airton Pinto de Moura

Tutora Online: Eva Cristina Zanqueta Leite

Tutora Presencial: Patrícia Venuto de Souza Cavalheiro 

Acadêmica: Rosilene Canteiro

Atividade Avaliativa Parcial IV: Questões

1 – De que forma o poder e a delegação de tarefas podem influenciar positiva ou negativamente no desempenho do Administrador?

R: Para um administrador delegar significa a possibilidade de realização maior que se tentasse fazer tudo sozinho, assim focaliza em tarefas cruciais e de alta prioridade. Segundo Megginson et al. (1998), delegação é o processo pelo qual os administradores distribuem e dão incumbência de realizar atividades – e a respectiva autoridade, para tanto – a outras pessoas na Organização.

Ainda Meggisson et al. (1998) afirmam que a delegação ocorre da seguinte forma: o administrador determina objetivos e deveres para um empregado de nível mais baixo;  o administrador lhe dá a autoridade necessária para atingir os objetivos e cumprir os deveres;  o colaborador aceita a delegação, criando, portanto, uma obrigação ou responsabilidade; e  o administrador atribui ao empregado a responsabilidade pelos resultados.

As desvantagens disso ocorrem que nem sempre o administrador consegue delegar, por exemplo, tem receio que o funcionário não cumpra a tarefa atribuída, julgamos que os empregados não têm capacidade para uma boa decisão. Por outro lado também, nem sempre os colaboradores aceitam a delegação, pois é muita responsabilidade, dependendo do desempenho serão criticados, e também o próprio funcionário não tem autoconfiança para tal delegação. O poder está ligado diretamente à liderança, na capacidade de influenciar os indivíduos. O administrador pode compartilhar esse poder por delegação, delegar não é abdicar. Porém, o mau usufruto da autoridade ou poder terá um efeito em que as pessoas se sentem fracas ou ineficazes. Todos os membros da organização têm restrições ou limitações à sua autoridade, é importante que as pessoas tenham responsabilidades e prestem contas do que lhes foram confiados.

2 – Diferencie centralização e descentralização, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada abordagem.

R: Centralização é a concentração de poder e autoridade na chefia da organização. Vantagens: Procedimentos homogêneos, facilidade de controle, eficiência na comunicação vertical, melhor acesso à informação, menos redundância de tarefas. Desvantagens: Alta dependência da cúpula, menor competição entre unidades, maior dificuldade em avaliar gerentes, desestimulo a criatividade.

Descentralização refere-se à distribuição de poder e da tomada de decisão para os níveis sucessivamente mais baixos da organização. Vantagens: Maior autonomia para os gerentes, facilidade de avaliar gerentes, competição positiva entre unidades, criatividade positiva entre unidades, criatividade na busca de soluções. Desvantagens: Maior heterogeneidade das operações, tendência ao desperdício e duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de localizar responsáveis, dificuldade de controle e avaliação

3 - Segundo Santos (1989, apud Trigueiro 2009, pág. 139):

Vivemos num período em que o ritmo e o alcance das transformações sociais, decorrentes dos mais diversos fatores, são de tal ordem, que a competitividade, o consumo e a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado de coisas. A competitividade comanda nossas formas de ação. O consumo comanda nossas formas de inação. E a confusão dos espíritos impede o nosso entendimento do mundo, do país, do lugar, da sociedade e de cada um de nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com