TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A Teoria de Administração pode se dizer que o conceito de administrar todo o processo no qual alcançar objetivo pelo trabalho e através pessoas, buscando outros recursos tais como: planejamento, organização, execução, liderança, controle.

Assim tendo essa escala de objetivo resultam em final conquistado, torna se um objetivo, a administração nasceu na necessidade de organizar a organização na qual já na época da revolução industrial havia muitos conflitos entre chefes e operários.

A forma como uma organização colabora e contribui para a sociedade em que está inserida, no seu papel de geradora de emprego, produtora de bens ou serviços é a soma de habilidade, esforço e dedicação das pessoas que compõem a organização.

A idéia de que não se ganha guerra com soldado despreparado, mesmo com as melhores armas, faz jus ao termo “guerra nos mercados pelos concorrentes”.

Toda organização deve ser um lugar de aprendizagem constante, o que pode ser feito através de desenvolvimento e treinamento, sempre lembrando que as mudanças são constantes.

As empresas abrigam diversos talentos, pessoas com habilidades, conhecimentos, culturas e pensamentos diferentes. Saber lidar com esta diversidade de fatores é o que faz do comando da organização um setor de inteligência desafiadora onde as teorias de administração e comportamentais têm um enorme peso científico.

________________

ETAPA 1 – O PROCESSO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO:

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL.

1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR DE SUCESSO?

Um bom gestor precisa manter sua equipe sempre motivada, saber resolver as mais diferentes situações, tomar decisões, estabelecer metas, atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo a atingir seus objetivos. Mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que é essencial para a gestão de toda á empresa. As habilidades necessárias e fundamentais que um gestor dera desenvolver são:

Gestão Situacional: Esta habilidade requer do gestor, capacidade em administrar situação na qual está inserido, alterando suas condições com a intenção em cumprir seus próprios objetivos e alcançar as metas estabelecidas.

Autopercepção: Habilidade que o gestor deve ter em saber e perceber suas limitações e recursos pessoais, assim como saber agir, ver, sentir e reagir diante seus estilos gerenciais. Sem estas o gestor não terá como usas das outras habilidades anteriores, pois faltara um ponto de partida, sua referencia.

A influência exercida de um sobre o outro é que irá determinar o grau de envolvimento e comprometimento. Através desse grau de envolvimento é que o gestor irá conseguir bons ou maus resultados.

1. O CONCEITO DE EMPRESA, DE GESTOR E EMPRESARIO?

Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por pessoas, matérias e técnicos, que tem por objetivo de obter utilidades através de participação no mercado de bens e serviços. Faz uso desses fatores produtos (terra, trabalho, capital).

As empresas são classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem setor primário (que obtém os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueira ou pecuária), as empresas setor secundário (dedicada a transformação de matérias primas, como as industriais), e as empresas de setor terciário (presta serviços ou comercio).

Outra classificação possível para as empresas com sua constituição jurídica. Existem as individuais e as sociedades podem ser anônimas, de responsabilidade limitada entre outras.

A gestão de empresas se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os recursos, processos e os resultados das suas atividades.

Podemos dizer que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com