TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração Pública

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação a distância – AD 2

Período – 2020 - 1

Disciplina: Teorias da Administração II

Coordenador da Disciplina: Prof (a) Elaine Sigette

ALUNO: JOSÉ AUGUSTO BF JUNIOR – POLO BELFOR ROXO                                                                            MATR:19113110262

QUESTÃO 1: ”Na década de 1940, responsáveis pelo planejamento militar passaram a adotar técnicas matemáticas para lidar com problemas de defesa e de logística*. Associado ao conceito de logística, encontramos o de Supply Chain Management (SCM) – também denominado gestão da cadeia – de suprimentos.” Isso significa... Assinale a resposta correta relacionada ao tema proposto:

(  X ) ...a integração dos diversos processos de negócios e organizações, desde o usuário final até os fornecedores.

(   )...que a pesquisa operacional é um método científico que busca soluções ótimas para os processos logísticos.

(   ) ...que  o setor público,  faz  uso dessas ferramentas como meio de obter dados que aprimorem a sua tomada de decisão.

(  ) ...a integração de áreas estatísticas, incluindo a logística para a solução ótima dos problemas administrativos.

QUESTÃO 2: A “Teoria das Filas” cuida dos pontos de estrangulamento, dos tempos de espera, ou seja, das demoras verificadas em algum ponto de serviço. Existem diversos componentes encontrados em uma “situação de fila”, exceto:

(    ) um processo de entrada (input)

(    ) clientes ou operações

(    ) alguma organização de serviço

(  X  ) avarias de máquinas

QUESTÃO 3: Sobre as técnicas quantitativas usadas, baseadas em modelos matemáticos assinale a não correspondente:

(   ) Simulação e previsão: baseada no uso de métodos estatísticos e de probabilidade, a simulação corresponde à representação de um sistema da vida real em um modelo teórico, matemático, elétrico ou qualquer outro que permita verificar como e em que proporção a mudança de uma ou mais variáveis influenciaria o resto do sistema.

(   ) Programação linear: A programação é chamada linear porque as restrições (representadas por equações lineares que determinam os limites dentro dos quais a solução deve ser obtida) e a função objetiva são definidas por equações de linhas retas, ou seja, aquelas em que existe uma relação diretamente proporcional entre o problema e o objetivo.

(   ) Teoria dos Grafos: uma das técnicas mais utilizadas em pesquisa operacional é o Program Evaluation and Review Technique (PERT)/Critical Path Method (CPM), uma técnica de planejamento, programação e controle bastante usada para gerenciar projetos de grande porte, que envolvem uma variedade de atividades.

(  X ) Análise do ponto de equilíbrio: técnica  que toma como base a formulação de hipóteses e em informações amostrais, a partir das quais são aplicados métodos de escolha, como ferramentas da estatística não paramétrica e árvore de decisões, para detectar possíveis resultados e sua probabilidade de sucesso.

QUESTÃO 4: Segundo as teorias sobre o comportamento organizacional, de Douglas McGregor, as teorias X e Y, podemos afirmar que:

(   X ) “o homem é indolente e preguiçoso por natureza, ou seja, ele evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em troca de recompensas salariais ou materiais” é um pressuposto da teoria Y

(    ) “as pessoas têm motivação básica, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento

adequados e capacidade para assumir responsabilidades.” É um pressuposto da teoria X

(    ) “a capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas organizacionais é amplamente – e não escassamente – distribuída entre as pessoas.” É um pressuposto da teoria Y

(    ) “o homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.” É um pressuposto da teoria Y.

QUESTÃO 5: Likert propõe uma classificação de Sistemas de Administração definindo quatro diferentes perfis organizacionais. Assinale a alternativa correta:

(   ) autoritário benevolente: sistema de administração caracteristicamente autocrático.

(  X ) consultivo: o processo de decisão é caracteristicamente participativo e consultivo.

(   ) autoritário coercitivo: Seu processo decisório é centralizado na cúpula administrativa.

(   ) participativo: considerado uma variação atenuada do sistema benevolente.

QUESTÃO 6: “Teoria dos Sistemas Abertos, desenvolvida pelos professores Daniel Katz e Robert Kahn, posiciona o meio ambiente no centro das discussões possibilitando o entendimento das partes pela compreensão do todo. Fonte: Cruz (1997).” Assinale a alternativa correta:

(   ) Sistema aberto: em que o todo é maior do que a soma das partes, isto é, não é a parte que explica o todo, mas o todo que explica a parte.

( X ) Equifinalidade: diz respeito aos diferentes caminhos que conduzem a um mesmo resultado.

(   ) Sistema fechado: é afetado pelo ambiente no qual está inserido, além de também atuar sobre ele.

(   ) Subsistemas: sistema isolado que não interage com o ambiente no qual está inserido.

QUESTÃO 7: Sobre “Gestão por função” e “Gestão por processos”, assinale a alternativa correta correspondente:

(   X ) Gestão por processos: o estudo das funções organizacionais, por meio da decomposição de seus componentes, permite analisar as características predominantes dos seus elementos, identificar anomalias e estabelecer sinergias no processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com