TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teorias da Administração

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

  1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I (FAA125)

UNIDADE 2

ATIVIDADE 2

  1. Professor(A) Ministrante: ANA FLÁVIA DE MORAES MORAES

Tutor(A) à distância: LÍLIAN REJANE NERY DIAS

Tutor(A) presencial: LÍLIAN REJANE NERY DIAS

Nome do Acadêmico (A): KARINA MEDEIROS PIRANGY DE SOUZA

MANAUS 3 - AMAZONAS

2018

Com base no Artigo 1, prepare uma resenha com, no máximo 2 laudas, identificando as competências gerenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), relacionando-as com as habilidades dos Administradores, objetivo de estudo nessa Unidade.

ATENÇÃO:

Resenha: resumo crítico, descrevendo e enumerando aspectos considerados relevantes sobre a leitura indicada, que deve ser complementado com outras referências.

RESPOSTA

O artigo basilar para esta atividade tem como título “As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior” e tem como objetivo identificar as competências gerenciais nas instituições de Ensino superior. O referencial aborda toda a questão que fundamenta a evolução destas instituições, bem como os desafios e as possibilidades para os gestores em relação às competências gerenciais. Os principais autores que foram citados no referencial teórico são: Dutra (2004), Amaral (2006), Fleury e Fleury (2001), LE BOTERF (2003), MOURA e BITENCOURT (2006), BRANDÃO e BORGES-ANDRADE (2007), RUAS (2001) entre outros.

No decorrer do trabalho percebemos que o contexto das instituições públicas passa por um processo de transformação, demandando a necessidade de profissionalismo e desenvolvimento de gestores públicos com competências para enfrentar as situações profissionais complexas que permeiam a gestão pública. De certo modo, nos trouxe uma informação muito valiosa tendo em vista o curso que estamos a formar. Na atividade anterior, discutíamos sobre o mercado de trabalho para o Administrador e em especial o Administrador Público, então o artigo nos proporciona enxergar que as instituições federais de educação superior possuem vagas/perfil para a formação que estamos em busca.

 No estudo, foi possível perceber que, hodiernamente, a sociedade cultiva uma postura mais ativa e exigente em relação à prestação de serviços governamentais. A gestão de pessoas nas Instituições Federais de Educação Superior evolui para transformações decorrentes de um conjunto de leis e decretos que suscitam uma nova visão de gestão de pessoas, mais profissionalizada e alinhada as diretrizes institucionais. Nenhuma alteração será viabilizada se os gestores públicos não forem formados para esse novo contexto institucional. Esperamos que haja a exigência de formação específica para estes postos de trabalho mesmo e principalmente em instituições públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (375.9 Kb)   docx (253.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com