TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terminologia de Custos

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera de São Paulo

Curso: Administração

Contabilidade de custos

     

Osasco, 2015

Universidade anhanguera de São Paulo

Administração de Empresas

                                                      Contabilidade de Custos

Osasco, 2015

Introdução

Terminologia dos custos operacionais

Custos diretos

Custos diretos são os produtos na qual será utilizados de forma direta na fabricação de outros produtos sendo facilmente identificados, maior exemplo são matéria prima, mão-de-obra direta, estes após se juntarem formarão um novo produto na qual chamaremos de produtos indiretos. Para que as empresas tenham uma determinação exata da empregação dos custos diretos é necessário uma medição, por exemplo qual o produto retirado dos almoxarifado, qual a quantidade retirada e no caso de mão-de-obra será medida por horas, minutos, segundos, dias, da semana e quantidade trabalhadas ao longo do ano.

Custos Indiretos

Custos indiretos são aqueles que não podemos apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função no momento da produção, não se pode identificar diretamente a um produto é necessário taxas/critérios de rateio ou parâmetro para atribuição ao produto custeado, exemplos de custos indiretos podemos assim dizer que são

Custos

Esta relacionado ao gasto que é necessário para a produção de novos bens e produtos dentro das empresas, serviços que serão precisos para a produção dos produtos exemplo Matéria-prima utilizados no processo produtivo.

Despesas.

É um gasto com bens ou serviços que não estão ligados diretamente ao processo produtivo e são consumidos com a finalidade de obter receitas exemplo Energia elétricos, água, manutenção.

Perdas 

É um gasto não esperado, não intencional, acontecem em fatores externos ou na produção, quebra de maquinas, batida de veículos da empresa etc.

Gastos 

Obtenção de um bem ou serviço para produção de novos produtos exemplo é o gasto com aquisição de máquinas e equipamentos.

Investimentos 

Está ligado a gastos com benefícios para períodos futuros, prevendo crescimento e aumento da produtividade da empresa. exemplos aquisição de maquinas e equipamentos .

Custos Fixos 

Determina-se quando não possui alteração do seu valor mensalmente ou anualmente o valor do custo se mantém o mesmo, exemplo Aluguel, Salários da administração dos operários etc. Mesmo que a produção mensal possa variar esses custos serão fixos mensalmente.

Custos Variáveis 

São custos que variam de acordo com o nível de produção, podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de serviço custeado no momento da ocorrência. Exemplo: Matéria-prima usada na fabricação dos produtos, mão de obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Resumo

O presente resumo tem o objetivo de discorrer um pouco do entendimento sobre os tópicos estudados sobre contabilidade de custos.

      A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais. A principal finalidade da área de custos é possibilitar o gerenciamento e controle dos gastos das empresas, para atender essa finalidade, foram criados procedimentos e ferramentas de controle, tais como sistema de custo padrão de controle orçamentário, além de recursos gerenciais entre os quais distinguem os procedimentos de análise do ponto de equilíbrio, de gerenciamento de custos diretos e de utilização de programa de redução de custos. A Contabilidade de custos possui o status de ser uma das áreas do Conhecimento Contábil que mais informes gera para o apoio às decisões da gestão. Este reconhecimento consolidou-se na Era Mercantilista, quando então, foi utilizada para a quantificação do custo das mercadorias comercializadas. Não obstante essa chancela pela comunidade científica e empresarial, já compunha o conhecimento humano na Antiguidade, em 5000 a.C. quando era utilizada pelos Sumérios para o registro comercial e governamental. Ao final da 2ª Guerra Mundial, a indústria adquiriu novo ritmo, desta vez apoiada na aplicação da eletrônica como fundamento para a aparição de produtos de grande aceitação como a televisão, centrais telefônicas automatizadas, rádios portáteis, utensílios domésticos elétricos e outros, estimulando a instalação de plantas indústrias de forma a permitir a produção em escala. A mudança na estrutura de custos destas organizações através do aumento dos custos indiretos advindos das quotas de depreciação e redução dos custos diretos pela diminuição do custo com a mão-de-obra direta, assim como os outros custos indiretos de produção. Essa transformação do parque industrial mundial caracteriza o início da era Industrial Clássica e, a partir dela, surgem os primeiros conceitos de competitividade mundial pelo rompimento da rigidez das fronteiras dos países exigindo um novo desempenho da Teoria de Custos. Dessa forma, os métodos de custeio tradicionais, por absorção e direto tornaram-se obsoletos, não mais atendendo os novos aspectos de gestão, tais como o ciclo de vida dos produtos, custos da qualidade, análise das atividades, avaliação e sistema de incentivos e composição da arquitetura organizacional sob o aspecto econômico
Esta fase termina a partir de 1990, quando então, o conhecimento tecnológico passa a ser o novo elemento gerador de riqueza, identificando assim, a Era da Informação e propiciando ao setor de serviços capturarem a maior parcela do produto econômico.

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ),  Custo ( C ),  Despesa ( D )  ou  Perda  ( P ), seguindo a  terminologia contábil:

(  c  ) Compra de matéria-prima

(  d  ) Consumo de energia elétrica

(  c  ) Utilização de mão-de-obra

(  d  ) Consumo de combustível

(  d  ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(   i  ) Aquisição de máquinas

(  p  ) Depreciação das máquinas

(  c  ) Comissões proporcionais às vendas

(  d  ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com