TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE REDES SEM FIO ZIGBEE PARA ACESSIBILIDADE AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.647 Palavras (23 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 23

ZIGLAR - UTILIZAÇÃO DE REDES SEM FIO ZIGBEE PARA ACESSIBILIDADE AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA1

Paulo Luis Steinhauser 2

Prof. Dr. Emerson Ribeiro Mello3

RESUMO

A acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência física é de vital importância para que as mesmas possam ter uma vida com mais independência e conforto. Diante disso, a automação residencial vem de encontro para solucionar problemas que as pessoas deficientes encontram dentro de seus próprios lares. Para tanto é necessário a utilização de uma tecnologia de rede que seja robusta, segura, econômica e de simples implementação, sendo que a tecnologia de redes sem fio ZigBee se enquadra nesses quesitos, uma vez que tem como base o padrão IEEE 802.15.4, o qual é relativamente recente e ideal para projetos de automação, onde a economia energética é crucial. Este trabalho tem por objetivo descrever sobre as redes ZigBee e sua utilização para automatizar alguns equipamentos e sensores que fazem parte de um ambiente doméstico, possibilitando com que pessoas com deficiência física possam interagir com o espaço em que vive com mais facilidade.

Palavras-chave: acessibilidade, ZigBee, automação residencial.

ABSTRACT

The accessibility for people with physical disabilities is vital in order to have a more independent and comfortable life. Therefore, the home automation has been sorting out problems that disabled people find in their own homes. This requires the use of a robust network technology: safe, economic and simple to implement. The wireless networking technology ZigBee fits these requirements, since it is based on the IEEE 802.15.4 standard, which is relatively new and ideal for automation projects, where the energy saving is crucial. This work aims to describe the Zigbee networks and its use to automate some equipment and sensors which are part of a domestic environment that enables people with physical disabilities to easily interact with the living space.

Keywords: accessibility, ZigBee, home automation.

[pic 1]

1 Artigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores e Segurança de Sistemas do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

2 Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores e Segurança de Sistemas da UNIDAVI e bolsista do FUMDES do Estado de Santa Catarina.

3 Professor do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em Engenharia Elétrica.

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Manso (2003), a deficiência é caracterizada pela perda ou falha de uma estrutura e/ou função seja ela psicológica, fisiológica ou anatômica, que por si, irá gerar a incapacidade para o desempenho de determinadas atividades dentro do padrão normal do ser humano. Pode-se ainda dividir a deficiência em permanente e incapacidade. Na permanente não há mais a possibilidade de recuperação ou alteração mesmo com aparecimento de novos tratamentos, por já haver uma consolidação do quadro. Por outro lado a incapacidade, onde há a redução da capacidade de integração social, o portador desse tipo de deficiência necessita de utilização de equipamentos, adaptações ou outros recursos que o possibilitem a desempenhar algumas dessas funções que está incapacitado de fazer de maneira natural.

Em 2011, a diretora geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Dra Margaret Chan, em conjunto com o diretor do World Bank Group, Mr Robert B Zoellick publicaram no relatório World Report on Desability que 1/5 das pessoas do mundo vivem com alguma limitação, e que desse número, entre 110 a 190 milhões tem limitações significativas, o que sem sombra de dúvidas é um número significativo (CHAN e ZOELLICK, 2011). E o mais preocupante é que são poucos os países que contam com mecanismos apropriados para atender as necessidades das pessoas com necessidades especiais.

Atualmente, há grande mobilização da população, empresas e instituições governamentais em busca da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, mas apesar de todos os esforços, as limitações de grande parte dessas pessoas estão dentro de seu próprio lar, que na maioria dos casos não foi projetado para atendê-los. Uma solução para esta situação é a automação residencial ou domótica.

O conceito de automação residencial, ou casa inteligente, é antigo e de acordo com Mizusaki (2009) o tema já é estudado desde a década de 1970. Contudo o interesse nesta área cresceu nos últimos anos devido à evolução dos computadores e com a redução do custo dos microcontroladores.

No que se refere à automação residencial, pode-se ter em mente um entrelaçado  de cabos passando em cada cômodo da casa, interligando os dispositivos com os quais o usuário irá interagir, mas isso está mudando, pois a cada dia a utilização de redes sem fio para tal finalidade tem se tornado mais comum. Esse é um ponto fundamental para o sucesso de projeto de automação, uma vez que a instalação de cabos é demorada e o custo para manter uma rede funcionando é elevada. Isso sem contar o fato de que há a possibilidade de haver a

necessidade de inclusão ou exclusão de algum elemento da rede, mudança de local de determinado sensor e inúmeros outros motivos pelos quais a tecnologia sem fio é mais adequada.

Este artigo tem como foco o desenvolvimento de um protótipo que possa auxiliar pessoas com deficiência física, como paraplégicos e tetraplégicos a terem maior autonomia dentro de seus lares, uma vez que, com a limitação dos movimentos, há a dificuldade ou mesmo impossibilidade de se executar tarefas consideradas simples para a maioria das pessoas, como abrir janelas, ligar lâmpadas e outros equipamentos que possam ser úteis para o usuário. O projeto visa utilizar tecnologia de redes sem fio ZigBee (ZIGBEE ALLIANCE, 2011), de forma que a pessoa possa interagir com os sensores e controladores de maneira simples, seja através de botões, joystics ou outro dispositivo, por exemplo algum equipamento que possa fazer essa interface homem/máquina através de comandos de voz e que ainda permita ao usuário ter algumas informações acerca dos dispositivos ligados a rede, com isso criando maior independência para a pessoa portadora de alguma deficiência motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (694 Kb)   docx (343.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com