TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ultima Milha Transporte e Logística FGV

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  1.565 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz Problema da Última Milha

Disciplina: Transporte e Distribuição

Módulo: Encerramento

Aluno: Vagner Maioli

Turma: 0421-1_3

Tarefa: 

   Considerando o cenário apresentado no caso da empresa Eclo, você deve definir possíveis soluções para o chamado problema da última milha. Como cada experiência, vivência e criatividade são únicas, tenha em mente que não existe um padrão fechado de resposta. Sendo assim, a sua resposta deve apresentar uma solução que tenha como premissa perspectivas teóricas e metodológicas que ajudem a cumprir as etapas de um processo.

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

   Desafios da “última milha”, empresa Eclo

INTRODUÇÃO

   O termo last mile ou entrega de última milha, pode ser definido como movimento de um produto do armazém ou CD, até a entrega nas mãos do cliente. Trata-se da última etapa para conclusão do pedido e terá um grande peso na satisfação do consumidor, podendo deixar uma impressão positiva ou negativa. Existem muitas outras atividades importantes no processo de despacho do produto, mas a etapa percebida pelo cliente é justamente a última milha, vindo a ser feita uma mensuração da qualidade por ela. Se o cliente foi bem atendido, fez toda compra com facilidade, mas recebeu o produto danificado ou fora do prazo, é isso que ele irá lembrar, ficando com uma imagem negativa da empresa e será difícil reverte-la.

   Outro fator de importância nesta etapa são os custos, pois é observado no último trecho um custo de cerca de 30% em relação aos custos total da uma entrega, sendo de grande relevância que as empresas estejam atentas e tenham o total controle no processo de envio.

   A entrega de última milha ganhou ainda mais importância com o crescimento do omnichannel, fazendo com que empresas repensassem a sua operações logísticas e rede de transportes, visando uma experiência de compra unificada e qualificada.

   Este trabalho tem como finalidade apresenta ideias para auxiliar na solução dos problemas enfrentados pela empresa Eclo, em seu processo de entregas de última milha, o qual é um grande desafio, pois cada vez mais a mobilidade nos grandes centros se tornam difíceis e em contrapartida as entregas pulverizadas.

   Estaremos abordando as seguintes propostas de solução, as quais detalharemos no decorrer deste trabalho:

  • Implantação de tecnologia de ponta, entre elas WMS, TMS e RFID;
  • Elaboração de manual de boas práticas para manuseio dos produtos e treinamento dos colaboradores e parceiros;
  • Aquisição de veículos frota;
  • Incentivos para retirada na loja física;
  • Abertura de mini CDs em regiões com maior Share;
  • Parceria com lojas de conveniência 24 h, para que cliente tenha opção em retirar o produto;
  • Parceria com startups de tecnologia logística, entre elas a Loggi;
  • Parceria com empresa Uber.

CENÁRIO

   A Eclo é uma rede de supermercados de médio a grande porte, que possui mais de 20 lojas sediadas em grandes conglomerados urbanos. Nos últimos anos impulsionados pelas vendas na internet e puxados pela concorrência, a direção da empresa decidiu diversificar as suas opções de venda, passando da situação de multimarcas para a de omnichannel. Eles pretendem iniciar com a loja 10, que é o carro-chefe de faturamento e já existe uma elevada taxa de clientes que compra pela internet nessa loja, mas vem sofrendo com problemas justamente nas entregas, gerando um preocupante grau de insatisfação relacionados a entrega fora do prazo, incompletas e embalagens ou produtos danificados. As grandes empresas de transportes não estão aceitando contratos para realizar essas entregas pulverizadas, pois perdem os benefícios de uma economia de escala e as pequenas transportadoras não possuem estrutura, realizando entregas com baixo nível de profissionalismo. O grande desafio da Eclo é buscar canais de distribuição que resolvam estas questões, e tragam satisfação aos clientes, podendo replicar depois para demais lojas.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DA ÚLTIMA MILHA

   Visando resolver os problemas enfrentados pela empresa Eclo, estaremos apresentando algumas possíveis soluções, as quais trarão ganhamos consideráveis, desde a estruturação e organização dos processos até ganhamos com tempo e redução de custo. 

   Estaremos abordando as seguintes propostas de solução, as quais serão detalhadas individualmente:

   

  1. Implantação de tecnologia de ponta, entre elas WMS, TMS e RFID;
  2. Elaboração de manual de boas práticas para manuseio dos produtos e treinamento dos colaboradores e parceiros;
  3. Aquisição de veículos frota;
  4. Incentivos para retirada na loja física;
  5. Abertura de mini CDs em regiões com maior Share;
  6. Parceria com lojas de conveniência 24 h, para que cliente tenha opção em retirar o produto;
  7. Parceria com startups de tecnologia logística, entre elas a Loggi;
  8. Parceria com empresa Uber.

1 - Implantação de tecnologia de ponta, entre elas WMS, TMS e RFID

   Para melhora na eficiência, controle e redução de custo, faz-se necessário uma boa gestão através da adoção de tecnologia, entre elas os sistemas WMS, TMS e RFID.

   WMS – Sistema de gerenciamento de armazém, o qual fornece rotação dirigida de estoque, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática cross-docking otimizando o uso valioso de espaço. Com esta tecnologia reduz-se significativamente a possibilidade de o cliente comprar um produto que não esteja fisicamente no estoque, além de propiciar maior agilidade no recebimento e expedição, fornecendo o local onde guardar e buscar o produto, propiciando também uma futura automação do armazém, que trará maior precisão, agilidade e redução de custos.

   TMS – Sistema de gestão de transporte e logística, propiciando uma melhor qualidade e produtividade no processo de distribuição, permitindo o controle de toda a operação e gestão de transporte de forma integrada. Trará ganhos na velocidade das entregas, pois fornece a melhor rota a ser seguida, melhorando o giro dos veículos e otimizando as cargas.

   RFID – Identificação por radiofrequência ou método de identificação automática através de sinais de rádio, por meio das etiquetas afixadas nos produtos, essa tecnologia complementa o controle via WMS e trará ganhos no controle de estoque, maior agilidade no processo de recebimento e expedição e dará suporte para processo de automatização no armazém.

2 - Elaboração de manual de boas práticas para manuseio dos produtos e treinamento dos colaboradores e parceiros

   Elaboração de manual de boas práticas para manuseio de produtos, de forma que traga orientação de como paletizar, empilhar, manusear, armazenar, cuidados no transporte, entre outros, por fim aplicar treinamentos entre colaboradores e parceiros, visando minimizar o número de avarias e insatisfação dos clientes.

3 - Aquisição de veículos frota

   Mapeamento das regiões com maior dificuldade de atendimento, insatisfação dos clientes e quanto representa no share de mercado, posteriormente adquirindo veículos frotas para atendimento destas regiões específicas, podendo ser carretas, sider, truck, vans, motocicletas, entre outros.

4 - Incentivos para retirada na loja física

   Oferecer benefícios no momento da compra, de forma que incentive o cliente a comprar com retirada na loja física, como por exemplo descontos no preço do produto, oferecer algum brinde, além da vantagem de que o produto será entregue dentro do prazo, pois neste tipo de entrega segundo estudos o índice chega em até 97%. O fato do cliente se dirigir até a loja para retirada, muitas vezes acaba gerando uma compra casada ou por impulso, agregando mais valor a esse tipo de venda.

5 - Abertura de mini CDs em regiões com maior Share

   Nas regiões com maior share ou fluxo, abertura de minis CDs, trabalhando no sistema de estoque zero. Veículos grandes seriam carregados no CD central com os pedidos do dia, a operação de embarque deve ocorrer a noite para que no próximo dia pela manhã já seja entregue nos minis CDs, na sequencia será feita uma roteirização das entregas e distribuídas em veículos que atendam melhor cada roteiro, muitas vezes podendo passar a carga direto do caminhão oriundo do CD central para veículos menores. Esse tipo de operação aumenta o custo, mas traz ganhos no cumprimento dos prazos, pois são tratadas as microrregiões, garantindo um melhor atendimento e agilidade.

6 - Parceria com lojas de conveniência 24 h, para que cliente tenha opção em retirar o produto

   Efetuar parcerias com lojas de conveniência 24 h, dando opção ao cliente de retirar seu produto em determinadas lojas que fosse mais conveniente a ele, tanto na localização quanto na disponibilidade do horário. Uma boa opção de parceria seria a rede Ipiranga, a qual possuiu uma gama muito grande de opções e estão presentes em praticamente todos munícipios do país, em capitais espalhadas por toda cidade.

7 - Parceria com startups de tecnologia logística, entre elas a Loggi

   Atualmente existem várias startups focadas em tecnologia logística, que oferecem os mais variados tipos de soluções específicas para cada realidade, no caso da Eclo seria interessante uma parceria com a Loggi, que é uma startup Brasileira de tecnologia focada em logística, eles conectam os clientes que precisam de uma entrega ao mensageiro disponível (motoboy), seria uma espécie de Uber dos motofretista. Essa parceria poderia otimizar as entregas em regiões que impossibilitem entrada de veículos maiores ou sem área de estacionamento, como grandes centros, ou entregas de baixo volume em locais esporádicos sem fluxo constante.

8 - Parceria com empresa Uber

   Estabelecer parceria com a empresa Uber, a qual indicaria os melhores motoristas para que ficassem cadastrados na Eclo, mapeados pela região em que residem pois ao final do dia sempre volta para casa e tem conhecimento amplo da localidade, eles seriam acionados por meio do aplicativo para realizar entregas no caso de pedidos pulverizados e que fizessem parte da sua microrregião. Poderiam retirar os produtos nos minis CDs, lojas de conveniência ou caminhão de entrega, fazendo a última ponte até o cliente.

CONCLUSÃO

   Como vimos, a última milha é uma etapa vital para processo de entrega das empresas que se propõem a comercializar no ambiente virtual. Entretanto, deve ser executado com total controle e qualidade, pois é último elo com cliente o qual ficará marcado em sua memória caso ocorra algo de errado.

   Foram abordadas várias possíveis soluções, que sem bem avaliadas e aplicadas, trarão ganhos exponenciais, entre elas as tecnológicas, pois além de reduzirem custo e otimizarem algumas atividades, permitirão um melhor atendimento aos clientes e maior desenvolvimento no ambiente de negócios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RODRIGUEZ, C.M.T. Gestão de Tecnologia em Logística.  Curitiba, IESDE, 2009.

Itransport – aprenda sobre última milha

https://www.itransport.com.br/o-que-e-ultima-milha-e-importancia-na-logistica/

Acessado 09 de maio 2021

Guiacorporativo – 10 melhores estratégias das entregas LAST MILE

https://guiacorporativo.com.br/as-10-melhores-estrategias-das-entregas-last-mile/

Acessado 10 de maio 2021

Delage – Entrega da útima milha: o que fazer para superar os desafios e ser mais eficiente

https://www.delage.com.br/blog/entrega-de-ultima-milha-o-que-fazer-para-superar-desafios-e-ser-mais-eficiente/

Acessado 10 de maio 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (976.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com