TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização do Custeio Baseado em Atividades em uma Empresa do Transporte Rodoviário de Carga

Por:   •  18/9/2017  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

ARLISS PASTORELLO FREIRE

RESENHA ARTIGO “Utilização do Custeio Baseado em Atividades em uma Empresa do Transporte Rodoviário de Carga”

De acordo com o artigo aqui analisado, os sistemas de custos surgiram com as necessidades de administração nas organizações e, desde a Revolução Industrial, sofrem influências do ambiente econômico. Se antes focado na produção em massa, agora o mercado consumidor mais exigente fez surgir novas filosofias de administração da produção, como just in time e Administração da Qualidade Total; o custeio ABC também surgiu como uma destas novas filosofias.

Resumidamente, um sistema de custos busca: a) avaliação de estoques para elaboração de relatórios financeiros e fiscais – atendido pelo Sistema Tradicional de Custos; b) controle operacional, atendido por medidas e índices de produtividade e outros; e c) apuração individual dos custos dos produtos, este último atendido pela proposta do Sistema de Custos ABC.

O Sistema Tradicional de Custos utiliza o rateio de dois estágios, sendo: 1) os custos indiretos são distribuídos e acumulados em centros de custos, e: 2) posteriormente são realocados por meio de rateios aos produtos e serviços. O problema deste sistema está no estágio 2, visto que esta realocação é feita com base em medidas de rateio que tem proporção direta com volume de produção (horas-máquina, etc) e muitas vezes não há relação direta entre os custos indiretos e o volume de produção. Estudos demonstraram que os custos indiretos podem estar mais relacionados com a complexidade de produção e não com o volume, e que custos indiretos nem sempre são fixos.

O Sistema de Custos ABC também utiliza o rateio em dois estágios, da seguinte forma: 1) os custos indiretos são distribuídos em atividades, e 2) estas são classificadas hierarquicamente e daí distribuídos aos produtos e serviços. O ABC apura os custos dos recursos utilizados nos processos de operação da empresa para produzir produtos ou serviços, e a diferença entre estes e os recursos disponíveis fornece a capacidade não utilizada. Pelo ABC a empresa também pode apreçar melhor seus produtos e escolher aqueles que utilizam menores quantidades de suporte.

Distorções e erros do Sistema ABC: de acordo com o artigo, alguns autores identificam problemas com o sistema de custos ABC. São citados os três tipos de erros com a apuração de custos dos produtos: a) agregação, onde os custos são agrupados em atividades heterogêneas com objetivo de usar uma única taxa de rateio; b) especificação, quando o método usado para identificar os custos dos produtos não reflete a demanda requerida de recursos pelos produtos; c) medição, quando os custos das atividades apresentam erros de alocação no primeiro estágio. Embora mais detalhado, o ABC pode aumentar o erro de custeio em virtude destes três tipos de erros.

Controvérsias do Sistema ABC: Diferentes correntes de autores se posicionam sobre o sistema de custos ABC. A primeira diz que o sistema de custos ABC está sendo visto como uma panaceia, e que seus conceitos deveriam ser revistos ou evitados no ambiente atual, pois a empresa deveria se concentrar nas atividades de otimizar o processo e deixar os custos se reduzirem por si só, em vez de gastar tempo e recursos nesse sistema perdendo competividade.

Outros autores defendem o ABC de suas críticas, como por exemplo, de que ele usa informações do passado, pois o passado fornece informações valiosas e é também utilizado por outras metodologias, como a TQM. Defendem também o gasto de tempo e recursos no sistema ABC pois este ajuda na compreensão da melhoria operacional e o aumento da lucratividade. Argumentam também que o sistema ABC não fornece medidas de qualidade e tempo de processo, mas por outro lado sistemas que fornecem estes dados não fornecem dados sobre custos, sendo, portanto, complementares. Por fim, afirmam que não é verdade que todas as necessidades dos clientes devem ser atendidas e que o ABC ajuda aos administradores a decidirem quando e quanto devem ser atendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com