TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sistema de Custeio Baseado em Atividades

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Custeio Baseado em Atividades (ABC)

        Depois que as indústrias passaram a utilizar processos automatizados de produção, foi evidenciado um grande aumento nos custos indiretos e nas despesas operacionais das empresas, surgindo assim à necessidade de uma evolução nos métodos de custeio, e assim surgiu o ABC, para trazer informações relevantes para uma visão estratégica da gestão da empresa.

        O método de custeio baseado em atividades parte de um princípio onde não são os produtos que consomem recursos, e sim as atividades consumem os recursos, e elas são consumidas pelos produtos. Então é o método que permite avaliar com precisão as atividades desenvolvidas na empresa (Indústria, Serviço ou Comércio.), e para isso utiliza os direcionadores de custos para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos ou serviços, com essa informação mais fidedigna sobre os custos indiretos no valor do produto, possibilita uma melhor tomada de decisão da gestão da empresa sobre esse objeto de custo.

        O objetivo do ABC é de acabar com o rateio arbitrário feito pelo custeio por absorção, e de criar informações para a decisão visando melhorar a competitividade da empresa, surgindo assim às atividades que se transformam no fundamento básico do ABC, podendo ser definida como um processo que combina pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, e tendo como objetivo produzir produtos ou serviços, descrevendo a maneira como a empresa utiliza tempo e recursos para suas missões, objetivos e metas. Seu foco principal é realizado no custo indireto, através da identificação direta das atividades relacionadas a ele, quanto se utilizou de certa atividade dedicada a um objeto de custo.

        Os custos indiretos no ABC são calculados de forma que estes sejam atribuídos a um objeto onde realmente tenham sido consumidos, através da análise de uma relação de causa e efeito, e do rastreamento das causas que deram origem aqueles custos. Para isso é utilizado o direcionador de custo que é definido como sendo uma transação que determina a quantidade de trabalho aplicada em determinada atividade e, através dela, o custo de uma atividade no seu primeiro estágio, depois esse custo é alocado ao produto no segundo estágio.

        Martins (2003) define direcionadores de custos de recursos como o fator que determina a ocorrência de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos custos. Ele identifica a maneira como as atividades consomem recursos e servem para custeá-las, ou seja, demonstra a relação entre os recursos gastos e as atividades. Já no direcionador de custos de atividades, segundo Martins (2003), ele identifica a maneira como os produtos ou serviços consomem atividades e serve para custear os objetos de custos, ou seja, indica a relação entre a atividade e os objetos de custos.

        Sendo essa a grande contribuição do ABC para tomada de decisões, oferece um método que permite um controle em nível de atividades e da quantia de trabalho delas, medido pela quantidade dos direcionadores utilizados. Então como vantagens que podemos ressaltar do método ABC é que ele trás informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio, adequasse mais facilmente as empresas de serviços, já que existe uma dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades, identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com