TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA E OBRA DE HENRY FORD

Por:   •  21/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE MAUÁ – FAMA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BEATRIZ DE ARAUJO GOMES

DANIEL DIAS PERES

A VIDA E OBRA DE HENRY FORD

MAUÁ

2020

BEATRIZ DE ARAUJO GOMES

DANIEL DIAS PERES

A VIDA E OBRA DE HENRY FORD

Trabalho de Pesquisa apresentado como exigência parcial para a conclusão do curso Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Mauá- FAMA, no componente curricular Teorias da Administração. Sob orientação da Profa. Espec. Jacqueline Paola Ortiz Mendoza.

MAUÁ

2020

SÚMARIO

INTRODUÇÃO          02

1. HISTÓRIA DE HENRY FORD          03

2. O “MODELO T”          05

3. O FORDISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS          07

4. CRÍTICAS AO FORDISMO          09

5. FORDISMO X TAYLORISMO          09

6. A OBRAS DE HENRY FORD          10

7. FAMOSAS CITAÇÕES DE HENRY FORD          10

8. BIBLIOGRAFIA          13

INTRODUÇÃO

Henry Ford foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos e considerado por muitos, o “pai do automóvel”, principalmente por ter popularizado o automóvel em todo o mundo, graças as diversas inovações que introduziu em suas fábricas ao criar um modelo novo de produção automobilística.

Ford foi o responsável por aprimorar uma prática que já existia na Europa, desenvolvida por Taylor, e as adaptou em suas indústrias automobilísticas, principalmente na linha de montagem e na padronização dos produtos fabricados.

O maior legado de Henry Ford foi a mecanização da produção e a padronização de processos e produtos, além de implantar políticas de administração muito avançadas à época. Um exemplo de tais políticas é a aplicação de metas e pagando salários com salários maiores do que dos concorrentes sem perder a lucratividade.

Com as adaptações do método, a produtividade aumentou e o tempo de produção baixou, resultando em um modelo de sucesso no início de sua implementação.

1.  HISTÓRIA DE HENRY FORD

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, no condado de Wayne em Michigan, Estados Unidos da América, uma cidade pequena, camponesa onde manteve uma conexão por toda sua vida

Filho primogênito de pai Irlandês, William Ford (1826-1905) e mãe Americana, Mary Ligot Ford (1839-1876), possuiu 04 (quatro) irmãos: Margaret Ford (1867-1868), Jane Ford (1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934).

Ford sempre foi muito esforçado e curioso. Desde jovem tinha grandes ambições e apesar da sua pouca instrução formal, desenvolveu grande paixão por máquinas. Por ter desmantelado e remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes, aos 15 anos de idade, Ford era conhecido como reparador de relógios.

Aos 16 anos, com o falecimento de sua mãe, não quis assumir a fazenda da família, e decidiu se mudar para a cidade de Detroit, onde trabalhou como aprendiz de operador de máquinas na empresa James F. Flower & Bros., mais tarde na Detroit Dry Dock Co.

Aos 18 anos retornou para trabalhar na fazenda da família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáveis da Westinghouse Farm Engine. Aos 19 anos, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomoveis a vapor.

Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse teve enfoque nos motores a explosão. Planejou e construiu peça por peça seu primeiro motor movido a gasolina, e por conta disso, tornou-se engenheiro prático e um dos maiores especialistas em motores a combustão.

Henry Ford teve uma vida bastante pacata. Em abril de 1888, casou-se com Clara Jane Bryant (1865-1950) e se sustentava com a exploração da fazenda que vivia, mantendo uma serraria. Tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943).

Por volta de 1890, Henry Ford assumiu um lugar de engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company, do lendário Thomas Edison, na cidade de Detroit. Foi 1893, Ford foi promovido ao cargo de Engenheiro Chefe, arrecadou bastante dinheiro e passou a ter tempo para se dedicar às suas experiências pessoais, principalmente com motores à gasolina.

Em 1896, Ford concluiu seu primeiro veículo automotor, denominado “Quadriciclo”, o qual foi testado no dia 04 de junho daquele ano, e após diversos testes, planejou meios de melhorar seu veículo.

Fundou sua primeira empresa em 1899, que chamou Detroit Automobile Company (DAC), onde exercia o cargo de engenheiro-chefe. Produziu apenas 12 (doze) veículos que tinham pouca qualidade e alto custo, pois faliu em 1901 devido à discordância de investidores que almejavam um retorno imediato.

No ano de 1903 montou outra empresa, a Henry Ford Company, tendo sido demitido do empreendimento por ter voltado seu interesse em carros esportivos, contrariando os investidores, que queriam outra abordagem para a empresa. Em seu lugar, foi contratado Henry Leland, que remodelou a fábrica e a transformou na Cadillac Motor Company.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (392.2 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com