TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração financeira empírica

Abstract: A administração financeira empírica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Abstract  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  247 Visualizações

Resumo

Este artigo se dedica a demonstrar a importância de se elaborar um planejamento financeiro que dê suporte ao gestor das pequenas empresas, as quais caracteristicamente, não tem o hábito de faze-lo, pelo menos formalmente.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira.

Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.

PALAVRAS-CHAVES: Pequena empresa, planejamento financeiro, gestão eficiente

Abstract

This article intends to show how important is for a small company manager to have a financial planning at hands, what usually such companies are not formally provided with.

The financial planning development must include the study of some environmental events

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com