TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise da ocorrência da teoria de gestão como um fenômeno social e sua evolução de acordo com o progresso da sociedade

Pesquisas Acadêmicas: A análise da ocorrência da teoria de gestão como um fenômeno social e sua evolução de acordo com o progresso da sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 12

Revista de Ciências

Gerenciais

Vol. XIII Nº. 17,18 Ano 2010

autor 1

Adalberto Santos

RA .6935399685.

autor 2

Agnaldo Ferreira

RA .6791375928.

autor3

Amanda Ramalho Lima

RA .7703632604.

autor4

José Eudes da Silva

RA .6942015532.

autor5

Luciana André de Souza

RA .6906385798

autor6

Sirleide Ferreira Santos

RA .6750350558.

Anhanguera Educacional Ltda.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000.

Valinhos, São Paulo.

CEP 13.278-181

rc.ipade@unianhanguera.edu.br

Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e

Desenvolvimento Educacional - IPADE

Publicação: 07 de Outubro de 2013

TEORIAS GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

As Teorias e a Ênfase da Administração.

RESUMO

Este artigo possui como contexto a análise do surgimento das Teorias da Administração como evento social e sua evolução de acordo com o progresso da sociedade, bem como, sua influência nos acontecimentos sociais e nas empresas da época de cada Teoria até os dias atuais.

Logo, através desse estudo podemos observar o comporta-mento e o contexto empresarial de décadas anteriores à nossa, e os fatos que levaram ao surgimento de uma nova fase no conhecimento administrativo.

De acordo com isso, podemos constatar a evolução, o conhecimento e a interação da empresa com seu ambiente, sociedade, trabalhadores e com a inovação tecnológica, através da Tecnologia da Informação (TI).

Em relatório, acompanhamos o surgimento dos administradores, a questão da ética empresarial, liderança e o pensamento sistêmico comprovando que as pessoas são o principal ativo das organizações.

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.

Nos diversos campos da administração as empresas buscaram meios para atender as necessidades das pessoas. Objetivos e recursos são primordiais para a administração assim como também existe a importância do processo de transformação da cultura, tecnologia e divisão de trabalho. Um exemplo é o setor da empresa que cuida dos salários, abonos e lucros destinados aos seus funcionários. As organizações dependem de uma administração competente, pois adquiriu um importante desempenho social para as pessoas, grande parte da vida delas é influenciada por alguma organização, ou seja, a sociedade é uma sociedade organizacional.

Através dos conhecimentos organizados adquiridos pelas experiências praticas em organizações, podemos dizer que a Teoria da administração é um conjunto de explicações que são eleitos por diversos fatores como o enfoque, escola, modelo de gestão, modelo de organização e doutrina.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão estrutural, de objetivos e responsabilidades específicas, para tratar da segurança da informação de uma forma adequada na Administração. A experiência administrativa é demonstrar métodos organizacionais, para o seu sucessor no trabalho.

•Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.

•Funções comerciais, relacionadas com a compra e venda.

•Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

•Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

•Funções contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas.

TEORIA DA BUROCRACIA.

Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. O termo é empregado também com o sentido de apego dos funcionários

aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema.

TEORIA ESTRUTUTALISTA.

A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.

Teoria das Relações Humanas: As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica.

Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homem Econômico, o trabalhador passou a ser visto como "Homem Social”. As três principais caraterísticas desses modelos são: 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com