TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  20/4/2015  •  Artigo  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO TERESINA DE ENSINO E CULTURA[pic 2]

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA:  ROSILENE MARQUES SOBRINHO DE FRANÇA

ANO: 2015.1          SEMESTRE:   1º         TURMA:

[pic 3]

ATIVIDADE DIALOGADA Nº 01

(2,0 pontos)

COM BASE NO TEXTO MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: a ilusão de servir. In: Serviço Social: Identidade e alienação. 16. Ed São Paulo: Cortez, 2011, p. 26 a 67, responda as questões a seguir:

Questão 1:

Em conformidade com Martinelli (2011, p. 30), “A concepção marxista predominantemente aceita e em uso na moderna historiografia socioeconômica é também aquela que oferece um maior rigor explicativo, inclusive no plano histórico, para essa complexa categoria que é o capitalismo. Assim, sendo constituirá o patamar dessas reflexões, cujo fim último é descobrir os nexos de articulação entre o capitalismo e o Serviço Social”.

Em conformidade com a autora e com as leituras realizadas:

a) Quais os nexos de articulação entre o capitalismo e o Serviço Social?

Questão 2:

Para Martinelli (2011, p. 32) o “comerciante ou mercador, passando, em seguida, de comerciante a atacadista, fazendo do comércio exterior e do monopólio a base essencial de sua riqueza. Fixando-se dentro das muralhas das nascentes e vigorosas cidades, os burgos da época medieval, aos quais tinham livre acesso desde que possuíssem lote ou propriedade em seu interior, os burgueses passaram a controlar o mercado urbano, através de seus monopólios”.

Agora, tomando este texto como base, faça uma abordagem acerca da transição do feudalismo para o capitalismo e o desenvolvimento do serviço social nesse contexto.

Questão 3:

Analise estes dois fragmentos (ambos retirados de MARTINELLI, 2011, p.31):

 “... a posse privada dos meios de produção por uma classe e a exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm.”

“Nas sociedades medievais, com economia natural, as relações de troca eram simples, e tal subordinação não ocorria de forma contratual e, muito menos compulsiva.”

Agora estabeleça uma relação entre eles, discutindo quais sistemas de produção ela se refere e o contexto social destes.

Questão 4:

“De camponês para ’tecelão agrícola‘, daí para tecelão e em seguida para trabalhador assalariado...” (MARTINELLI, 2011, p. 32). Observe essa passagem do texto e relacione os dados sobre a classe social a que a autora faz referência, não se esquecendo de denominar a quem ela se refere e o processo histórico que assim o determinou.

Questão 5:

De acordo com o texto base da aula, é possível reconhecer três vertentes que apresentam as características e denominam o capitalismo no seu desenvolvimento inicial. Cada uma dessas vertentes possui um caráter essencial que a caracteriza e que é possível de ser reconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com