TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Trabalhos Propostos Neste Semestre Pretendem Articular Os Conteúdos Das Disciplinas De Fundamentos E Teoria Organizacional; Comunicação E Linguagem; Homem, Cultura E Sociedade; Comportamento Organizacional.

Trabalho Escolar: Os Trabalhos Propostos Neste Semestre Pretendem Articular Os Conteúdos Das Disciplinas De Fundamentos E Teoria Organizacional; Comunicação E Linguagem; Homem, Cultura E Sociedade; Comportamento Organizacional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  5.897 Palavras (24 Páginas)  •  1.940 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO 4

2.2 MARKETING 5

2.3 NEGOCIAÇÃO 8

3. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho parte da leitura do caso citado, procurando relacioná-lo a alguns dos principais assuntos tratados ao longo deste semestre.

O primeiro tema abordado será a pesquisa de mercado, onde procura-se conceituar a importância da pesquisa de mercado, assim como apontar as possíveis falhas da Microsoft em relação á isso, e os motivos que fizeram com que a empresa não ficasse tão para trás em relação aos concorrentes.

Na sequencia, o estudo volta-se à disciplina de marketing, procurando conceituar termos como concorrentes, produtos e mix de comunicação, sempre buscando relacionar estes temas ao caso em pauta neste trabalho.

Por fim, aborda-se o tema negociação, onde são citadas algumas das principais variáveis ambientais que podem interferir no processo de negociação.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

As pesquisas na área de negócios mostram-se cada vez mais importantes nas diversas etapas de um plano ou projeto. Toda ação de uma empresa precisa estar embasada em dados e informações do ambiente externo, em especial de seu público alvo, seus desejos e necessidades. Conhecendo os consumidores a empresa terá melhores condições para desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades especificas de seu público, assim como elaborar campanhas de marketing mais eficientes, que realmente chamem a atenção destas pessoas. Sobre os estudos de mercado, Mattar (2007, p. 36) destaca:

Os Estudos de mercado têm uma série de aplicações práticas na gestão de marketing. Uma pesquisa pode ser realizada para avaliar oportunidades de mercado, outra para desenvolver opções de segmentação de mercado, outra ainda para compreender as atitudes e comportamentos do consumidor. De uma maneira geral, todo profissional de marketing trabalha com as seguintes informações para a tomada de decisão: Informações para análise do ambiente do mercado, informações para análise do marketing mix e informações sobre medidas de desempenho. (MATTAR, 2007, p. 36)

Conhecer o mercado, os consumidores, e os clientes já não é mais uma alternativa para as empresas, mas uma necessidade. Só se pode conseguir a satisfação dos clientes se a empresa tiver um conhecimento sobre seus desejos e necessidade, para que, desta forma, possa trabalhar focada nestas questões. Sendo assim, as pesquisas de mercado constituem-se importantes ferramentas de gestão, pois através de amostras estatísticas podem apontar resultados importantes para as empresas, o desenvolvimento de produtos e, principalmente as estratégias de marketing. Sobre a pesquisa de negócios na área de marketing, Malhotra (2001, apud VIEIRA, 2002, p. 03)

Pode-se dizer, em síntese, que a pesquisa de marketing é a identificação, coleta (processo de obtenção de dados), análise (exame, diagnóstico) e disseminação (derramamento) de informações de forma sistemática (ordenada) e objetiva (prática), e seu uso visa a melhorar a tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas (e oportunidades) em marketing, além de ser uma ferramenta de ajuda na obtenção de dados, buscando no mercado respostas que possam ajudar na tomada de decisão da organização. ((MALHOTRA, 2001 apud VIREIRA, 2002, p. 03)

No caso em análise verificou-se que, para avançar, a Microsoft terá que superar a cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo, entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. A pesquisa de mercado será uma importante ferramenta de auxilio na solução deste impasse, pois através dela a organização terá uma visão mais clara e objetiva sobre as necessidades de seus clientes corporativos e também dos clientes da área de tecnologia móvel, que também são alvo da empresa. A partir destas informações, a Microsoft terá a oportunidade de desenvolver produtos que realmente atendam as necessidades destes clientes, assim gerando satisfação e, certamente, maior participação no mercado.

O caso em questão também deixou evidente que, apesar de ter ficado para trás, a Microsoft não ficou tão atrás de seus concorrentes. Pelo que foi exposto, isso aconteceu graças ao perfil de seus clientes, que são em sua maioria corporativos e conservadores, assim não migrando para o ramo da mobilidade. Sendo assim, acredita-se que a empresa tenha que investir nestes clientes, desenvolvendo produtos que continuem atendendo suas necessidades corporativas.

2.2 MARKETING

De acordo com Arruda (2006) a concorrência pode ser conceituada como a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço, com vistas em conquistar a maior parcela do mercado possível. Sobre o jogo mercadológico, o autor comenta:

As principais variáveis que orientam o jogo mercadológico da concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto aos consumidores. Assim, as atividades que dizem respeito diretamente à imagem do produto, como a publicidade e a programação visual, são tão estratégicas quanto a distribuição e o preço. (ARRUDA, 2006, p. 2)

Para que uma empresa consiga desenvolver estratégias de marketing eficazes, ela precisa inicialmente estudar seus concorrentes, assim como os consumidores atuais e potenciais. É preciso ainda que ela identifique estratégias, objetivos, além de analisar suas próprias forças e fraquezas, assim como os padrões de reação de seus concorrentes.

A análise da concorrência é atualmente muito importante, pois é a partir desta análise que se conquistam muitos clientes, ou seja, pegando as falhas de algumas empresas para reforçar seus produtos e serviços no mercado. Neste sentido Sun Tzu; (1981 apud HOOLEY, SAUNDERS; 1996, p. 163) comenta:

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com