TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção do novo modelo de gestão por competências no estado de Мinas Gerais

Artigo: A construção do novo modelo de gestão por competências no estado de Мinas Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

A CONSTRUÇÃO DO NOVO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

O principal objetivo de EDUARDO FARO, foi nos mostrar através desse artigo, a forma como foi implantado o NOVO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no Governo do Estado de Minas Gerais, buscando a modernização através das estruturas tecnológicas, culturais em sua filosofia de gestão, em algumas secretarias, entre elas a própria Secretaria de Planejamento e Gestão que foi a coordenadora do projeto, a Secretaria da Fazenda, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria da Saúde.

O foco do projeto era efetivar a qualidade dos serviços prestados a população, encarando-a como um cliente e superar o modelo de administração burocrático, contribuindo assim para tornar o Estado uma organização mais eficiente e eficaz no cumprimento do seu papel.

Esse novo programa, denominado de CHOQUE DE GESTÃO foi implantado no Estado de Minas Gerais, abrangendo um conjunto de políticas de gestão de pessoas como peças essenciais, para o sucesso do projeto, houve algumas reformulações tais como: remuneração, carreira, desenvolvimento, a mais importante delas foi o desempenho dos servidores públicos.

Para realização desse projeto foi aplicado o método do estudo de caso, onde o foco da pesquisa está relacionado com questões de " COMO " ou " PORQUE " utilizando a técnica de observador participante, focando as estratégias da organização, sua visão, missão e principais objetivos estratégicos e resultados a serem entregues a sociedade.

As Competências é a ponte que liga a estratégia aos resultados.

Competências Organizacionais: Tecnologia, processos, procedimentos de trabalho, cultura organizacional, estrutura, marca e outros que ajudem na execução da estratégia.

Competências Individuais: Conhecimentos, Habilidades e atitudes demonstradas por meio de comportamentos, analisando a utilização das capacidades físicas e intelectuais. O " Saber Fazer ", colocar em prática o que sabe fazer e o " Saber Ser ",motivação, vontade, educação, ser otimista, ser participativo, entre outras.

A avaliação di desempenho deve ser contínua e integrada à gestão organizacional e não como uma ferramenta isolada.

Segundo FARO a estratégia usada é a seguinte:

COMPETÊNCIA DESEMPENHO RESULTADOS

O Governo de Minas obteve resultados bastante significativos, não só em termos de reversão do quadro de déficit fiscal, como de elevação da eficiência e eficácia do aparato estatal.

O projeto CHOQUE DE GESTÃO foi implantado nas secretarias que foram escolhidas para o início da inovação em cinco etapas:

1ª Planejamento e Entendimento

2ª Construção do Modelo de Gestão do Desempenho por Competências

3ª Mapeamento das Competências Essenciais

4ª Plano de Continuidade

5ª Difusão

O acompanhamento do desempenho é realizado no dia- a- dia para que a gestão do desempenho seja efetiva deve-se realizar um acompanhamento periódico. Esta postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com