TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução e a história da gestão - seus sucessos e problemas

Artigo: A evolução e a história da gestão - seus sucessos e problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR FASE II

Arapongas - PR

TEXTO 1

O que é Administração?

Mas o que é administração? É um saco cheio de técnicas e truques? Um pacote de ferramentas analíticas como as que são ensinadas nas escolas de administração? Estas, certamente, são importantes, exatamente como o termômetro e a anatomia são importantes para o médico. Mas a evolução e a história da administração – seus sucessos e problemas – não ensinam que ela trata acima de tudo, de pouquíssimos princípios essenciais. Para sermos específicos:

A administração trata de seres humanos. Sua tarefa é capacitar as pessoas a funcionar em conjunto, efetivar suas forças e tornar irrelevantes suas fraquezas. É disso que trata uma organização, e essa é a razão pela qual a administração é um fator crítico e determinante. Hoje, praticamente todos nós somos empregados de instituições administrativas, grandes ou pequenas, empresariais ou não. Dependemos da administração para nossa sobrevivência. E nossa capacidade de contribuição à sociedade também depende tanto da administração das organizações em que trabalhamos quanto de nossos próprios talentos, dedicação e esforço.

A administração está profundamente inserida na cultura, porque ela trata da integração das pessoas em um empreendimento comum. Os administradores fazem exatamente a mesma coisa na Alemanha Ocidental, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Japão ou no Brasil. Como eles fazem é que pode ser bem diferente. Assim, um dos desafios básicos que os administradores enfrentam em países em desenvolvimento é descobrir e identificar as parcelas de suas próprias tradições, história e cultura que possam ser usadas como elementos construtivos da administração. A diferença entre o sucesso econômico do Japão e o relativo atraso da Índia é explicada, em grande parte porque os administradores japoneses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com