TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução no desenvolvimento do comportamento organizacional

Trabalho acadêmico: A evolução no desenvolvimento do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.971 Palavras (20 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA PELOTAS/RS

Componentes: Juan Werlhy Müller RA: 4351846745

Fabiano Freda Bueno RA:4311778203

Daniel Menedez Silva RA: 3808602594

Vanderlei Jeske Peglow RA: 3808626840

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Profª. Ma. Cristiane Vinholl de Brito

Profª. Bianca Fonseca

PELOTAS 21 DE ABRIL DE 2012

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Capitulo 1 4

2.1 Comparativo entre duas definições de CO 4

2.2 Quadro comparativo entre Sistemas Abertos e Fechados de CO 6

3.Capitulo 2 6

3.1 Pesquisa 6

3.2 Inovação organizacional 7

4. Capitulo 3 7

4.1 Trabalho em equipe uma vantagem competitiva 7

4.2 A liderança no ambiente de trabalho, uma questão importante: por que fracassam os planos de mudanças? 8

5. Capitulo 4 8

5.1 Leis da percepção 8

6. Conclusão 8

6.1 Faltam Condições para Inovação Tecnológica nas Empresas Brasileiras 10

7. Bibliografia 11

1. INTRODUÇÃO

Por: ALAN LUTZKY SAUTE

Na administração existem dois conceitos: eficiência e eficácia.

Através destas definições podemos concluir se uma organização esta tendo sucesso no seu desenvolvimento.

A eficácia é a capacidade do administrador de obter bons produtos, gastando o mínimo de recursos, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Já a eficiência é a capacidade de fazer aquilo que é preciso. É escolher os melhores meios para produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, já a eficácia se refere ao resultado do mesmo. Um produto ou serviço pode ser feito com eficiência, mas sem eficácia e vice-versa. Mas, para o sucesso da organização, qualquer tarefa tem que ser realizada tanto com eficácia, quanto com eficiência.

Por: DANTE QUADROS

ROSI MARY TREVISAN

O ato de administrar uma empresa necessita de muita preparação, muito além das funções básicas de gerência. Tem que estar atento à concorrência e as mudanças socioeconômicas. Atentar a todo o processo de comportamento individual e a cada grupo no ambiente de trabalho. O comportamento organizacional já é um campo de estudo com suas teorias e técnicas de pesquisa. Os próprios gerenciadores tem ferramentas muito complexas nesse estudo.O comportamento organizacional é um campo de estudo que previne, explica e compreende o comportamento humano nas organizações.

Há abordagens estruturadas por pesquisa e práticas administrativas que explicam a evolução no desenvolvimento do comportamento organizacional.

Na chamada administração científica, se concentrou no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e dos processos de produção.

Outra abordagem refere-se aos princípios da administração, que foca o aumento da eficiência de todos os procedimentos empregados pelos gerentes para melhorar os resultados, esta abordagem enfatiza o estimulo ao desenvolvimento e satisfaz a todos os trabalhadores, sendo conhecida como abordagem de relações humanas.

Há ainda a abordagem que foca que toda empresa constitui um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas sujeitos as influencias do ambiente, conhecida como abordagem dos sistemas abertos.

Atualmente, há no campo organizacional gerentes adotando processos gerenciais contrários a realidade das exigências do terceiro milênio. A estes gestores há a oportunidade de buscar no campo de estudos do comportamento organizacional, as ferramentas para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Preparação e qualificação são extremamente necessárias para futuros desafios nas organizações.

2. CAPITULO 1

As organizações, devido a ampla concorrência de mercado, tem que incentivar e preparar cada vez mais seus colaboradores, com estratégias e métodos que sejam bons para ambos: empresa e funcionário.

Investir na qualificação dos funcionários, incentivá-los cada vez mais pelo que fazem e dar abertura às mudanças proporcionando a reciclagem necessária para que tanto ele (funcionário) como a empresa estejam cada vez mais com um só propósito.

Os setores de recursos humanos das empresas devem estar cada vez mais integrados aos funcionários com o propósito de auxiliá-los em suas necessidades. Buscando desta forma o maior rendimento dele. Sendo visada as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com