TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função dos procedimentos administrativos

Artigo: A função dos procedimentos administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Artigo  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Essa etapa se refere como o grupo estabeleceu os níveis de Direção para o projeto de extensão universitária proposto na etapa-2. Para isso promovemos uma pesquisa Sobre Direção como função garantidora do Processo Administrativo, onde administrar envolve também a distinção entre os níveis gerenciais.

Desenvolvimento

Segundo CHIAVENATO, a administração está marcada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas dentro delas, os estilos de direção dependem das suposições dos administradores as respeito do comportamento humano dentro das empresas. Para McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana, dentre elas a teoria X(ou tradicional) e a teoria Y (ou moderna). Para CHIAVENATO, (2007,p.279) A teoria X baseia-se em algumas concepções incorretas e distorcidas sobre a natureza humana onde as pessoas são preguiçosas e indolentes, evitam o trabalho, evitam também a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras, as pessoas precisam ser controladas e dirigidas, são ingênuas e sem iniciativa. Na Teoria Y pressupõe que, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer, o trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, as pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas, são criativas e competentes. Nessa pesquisa também encontramos os Sistemas de administração, dentre eles o Sistema Autoritário-coercitivo, Autoritário-benevolente, Sistema Consultivo e por ultimo o Sistema Participativo. Com um resultado um pouco mais fluente podemos encontrar dentro desses sistemas o Processo decisório, Sistemas de Comunicação, Relações Interpessoais e Sistemas de Recompensas.

Mas o que está em questão são os níveis de direção. Como estabelecemos esses níveis no projeto de extensão universitária, definimos que:

Para colocar em prática o projeto social ambiental, é necessário o Planejamento e Organização, para garantir que a Direção cumpra seu papel, começando com o nível institucional que Segundo CHIAVENATO, corresponde ao nível organizacional mais elevado da empresa e se situa na periferia da organização, nele os administradores são responsáveis pelo relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos pela empresa, como citamos na etapa1 e no desenvolvimento da etapa2, para a elaboração do planejamento do projeto sócio ambiental. Estabelecemos os níveis de direção, todos e principalmente o nível institucional que também representa a empresa diante do governo e órgão reguladores, dos fornecedores dos clientes e do público em geral. As funções administrativas de direção também está distribuídas no Nível intermediário, como gerência, gerentes e pessoal do meio do campo abrangendo cada departamento ou unidade da empresa. O nível operacional como supervisão, nas posições de supervisores e encarregados, cada grupo de pessoas abrangendo tarefas e operações.

Considerações Finais Paralelo das decisões do grupo com a proposta do artigo Por que as ferramentas gerenciais podem falhar do Prof. Sérgio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com