TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos administrativos

Seminário: Procedimentos administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 11

3° Semestre – Processos Administrativos

Planejamento é um processo no qual é desenvolvido estudos para alcançar certos objetivos, estratégias, decisões. Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar. A definição dos objetivos é consequência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir. A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.

Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia. Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, todo o trabalho será em vão.

O planejamento constitui um processo complexo. O planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios:

A contribuição aos objetivos: o planejamento desempenha um papel fundamental na obtenção dos objetivos totais;

Função de Precedência: o planejamento precede as demais funções administrativas organização, direção e controle, pois, embora essas funções se interpenetrem, o planejamento é que estabelece os objetivos e os parâmetros

para o controle de todo o processo administrativo;

Abrangência: o planejamento exerce influência generalizada em todas as atividades da organização, provocando modificações necessárias aos recursos que estão sendo empregado ( humanos, técnicos e tecnológicos) e no sistema funcional como um todo;

Eficiência, Eficácia e Efetividade: Eficiência significa fazer bem-feito, de maneira adequada, com redução de custos, desempenho competente e rendimento técnico. Eficácia liga-se a resultados em função dos quais é preciso escolher alternativas e ações corretas, usando para tanto conhecimento e criatividade para fazer o que é mais viável e certo. Efetividade relaciona-se com a permanência no ambiente e a perenidade no tempo, no contexto da obtenção dos objetivos globais.

Comparação e definição do que é um planejamento estratégico:

É o planejamento realizado no nível institucional da empresa. Na empresa, quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis, então o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo. Sendo assim, é necessário que a empresa tenha uma boa intuição e discernimento. Existem duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: complexidade ambiental e projeção de ações para o futuro. Características:

É projetado em longo prazo; quase

sempre o seu limiar cobre 2 a 5 anos pela frente. Depende, em alguns casos chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, mas isso depende dos investimentos de cada empresa. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa; sendo assim, sujeito a incertezas e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Com isso o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. Envolve a empresa como um todo; Abarcando todos os recursos para obter bons efeitos, a resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico.

Etapas:

Determinação dos objetivos

Análise ambiental externa

Análise organizacional interna

Formulação de alternativas

Elaboração do planejamento

Implementação e execução

Avaliação dos resultados

Uma empresa sempre busca seus objetivos, como na maioria das vezes eles se agrupam em quatro categorias; LUCRO, EXPANSÃO DA EMPRESA, SEGURANÇA E AUTONOMIA OU INDEPENDECIA.

Comparações entre Planejamento Estratégico, Tático e OperacionalO planejamento tático, por sua vez, esta relacionado com as diferentes áreas da instituição. Portanto, uma empresa que possui uma área financeira e uma área comercial traça planos financeiros e planos comerciais. Esses são os planejamentos táticos. Os planejamentos operacionais servem para orientar a alocação de recursos para as várias partes dos planos táticos. Assim sendo, o planejamento estratégico (estende-se

ao longo prazo) é desdobrado em vários planejamentos táticos (médio prazo). Estes, por sua vez, se desdobram em planos operacionais (curto prazo) para a sua devida realização.

Confronto da mensagem dos professores: Roberto shinyashiki e Paulo barreto:

Segundo o artigo de Roberto Shinyashiki o mesmo aborda o tema visão e empreender, já o Prof° Paulo Barreto dos Santos em seu artigo aborda sobre planejamento e controle.

Para Shinyahiki pessoas de visão vêem oportunidades onde para outras enxergam problemas, e traça ainda um parâmetro entre empreendedores e administradores, ou seja apesar das similaridades nas funções conceituadas desde a abordagem clássica pelos atos de planejar, organizar, prever, controlar e comandar, mas existe um diferencial os empreendedores estão sempre focados no futuro.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro.

Shinyashiki também orienta o seguinte: se o profissional não possui autoconfiança e deseja mudar, o primeiro passo é não encarar essa mudança como uma obrigação, mas sim como um compromisso com ele mesmo. “Não adianta lutar contra o medo, com medo”. Comece focando em seus pontos fortes e tenha sempre em mente que você só tem a perder não confiando no seu potencial. As oportunidades perdidas e o desgaste profissional decorrentes da falta de confiança são suficientes para motivar as pessoas a lutar

no sentido de adquirir uma postura confiante.

Planejamento > Organização > Direção > Controle

Planejamento vem antes da execução de qualquer atividade, ele antecipa os objetivos almejados e o que deve ser feito para serem feitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com