TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestao e o estado

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho visa apresentar uma breve explanação sobre as principais idéias discutidas por Luiz Carlos Bresser Pereira no texto intitulado “Sociedade civil: sua democratização para a reforma do Estado”.

Nesse texto o autor procura analisar as relações existentes entre sociedade, Estado e também o mercado. O objetivo é demonstrar sua visão e conceito a respeito da sociedade civil, e também como ela vem se transformando, ao longo do tempo, no agente principal para a reforma e organização do Estado.

Esse estudo também não deixa de mostrar que com a emergência do capitalismo, a troca dos excedentes passou a ocorrer por meio do mercado. Com isso a democracia se mostrou viável e acabou se tornando um regime político dominante por ser aquele que melhor teria condições de garantir os direitos de cidadania.

A sociedade e o Estado

No artigo, o autor procura analisar as relações entre a sociedade civil e o Estado, também não deixando de lado o mercado e levando em conta que no século XX a democracia estava se tornando o regime político dominante.

Enquanto a democracia estava se firmando, a globalização estava impondo, aos Estados nacionais, novos desafios e o Estado enquanto uma organização entrava em crise. Era preciso rever a idéia de reformar ou reconstituir o papel do Estado, procurando fortalecê-lo para que atingisse seus reais objetivos e interesses nacionais.

Bresser (1998) define a sociedade civil como “aquela situada entre a sociedade e o Estado.” A soma da sociedade civil e do Estado, dentro de uma perspectiva política, resulta no Estado-nação ou País. Em outra perspectiva, afirma que Estado e sociedade são dois conceitos bem abrangentes, onde o primeiro refere-se ao regime político e o segundo a organização social.

O autor ainda afirma que é preciso ter noção de que o século XX foi um tempo de mudanças revolucionárias. Foi o tempo onde a democracia se consolidou como principal regime político por revelar-se como o regime que foi mais capaz de manter a ordem e promover o desenvolvimento econômico. Isso tudo depois dela ter sido considerada um regime instável e quando a apropriação do excedente seria feita via mercado e não mais pelo uso direto da força.

Outro fator é o de que o Estado e o mercado são duas instituições criadas pela sociedade, e dado o momento histórico em que esta última se encontra, estas criações precisam ser revistas e reformadas para que possam ser eficientes. E seguindo o ideal proposto no artigo, é preciso saber quem são os agentes que serão capazes de promover essa reforma no Estado e no mercado. Esses agentes, a princípio, deveriam ser o povo. Porém a prática ainda não revela isso e quem ocupa esse lugar de ator principal nas democracias contemporâneas, é a sociedade civil.

A sociedade civil passou a ter um papel de extrema relevância dentro da democracia. No passado, era o Estado quem detinha o poder, porém hoje é ela o agente capaz de determinar a organização do Estado e do mercado.

Ainda segundo Bresser (1998), as quatro condicionantes que presidem uma análise entre as relações da sociedade e o Estado são: a crise do Estado no fim do século; a crescente concentração de renda; o desafio da globalização; e o avanço da democracia.

Quanto à crise do Estado no final do século, pode se ver que a mesma ocorreu devido ao seu constante crescimento e também por estar assumindo papéis que poderiam ser melhor desempenhados por entidades públicas não-estatais do terceiro setor ou até mesmo pelo setor privado. Isso tudo abriu caminhos para uma desaceleração econômica, porém não significando que o Estado tenha se tornado fraco.

A segunda condicionante, dada pela crescente concentração de renda, está ligada ao fato do progresso tecnológico que com o avanço da tecnologia houve o aumento do desemprego, conseqüência das rápidas mudanças e exigências do mercado. Já aí, pode se entrar na terceira condicionante, dada pela globalização. Esta já é um processo histórico antigo e que vem cada dia mais ganhando forças e submetendo o povo às suas leis, é algo que foge até mesmo do controle do Estado.

A quarta condicionante pode ser considerada a mais importante, pois se trata da democracia. Este é um regime que veio a se consolidar no século XX, pois no final do século XIX o que existia era apenas o liberalismo, já que os direitos ainda eram limitados. A democracia se tornou viável por demonstrar que era um regime político que poderia garantir os direitos de cidadania e por ser considerado um regime estável. Claro que se pode ressaltar que ainda não chegamos a um regime totalmente ideal, e talvez, nem satisfatório, porém é notável o grande “avanço” do Estado.

Com a intensa consolidação do Estado e do capitalismo, a relação entre essas instituições passava a ocorrer cada vez mais crescente por meio da democracia. Sendo assim, o que acaba se esperando é que um Estado forte tenha como contrapartida uma sociedade civil também forte, onde ela possa se integrar ao Estado e orientar no seu processo de governo e reforma.

Bobbio (1981) citado por Bresser (1998) apresenta uma definição bastante abrangente e objetiva a respeito do conceito de sociedade civil:

Sociedade civil é o lugar onde surgem e se desenvolvem os conflitos econômicos, sociais, ideológicos, religiosos, que as instituições estatais têm a tarefa de resolver ou mediando-os, ou evitando-os, ou reprimindo-os. Sujeitos desses conflitos e portanto da sociedade civil enquanto contraposta ao Estado são as classes sociais, ou, mais amplamente, os grupos, movimentos, associações, ou organizações que as representam ou se declaram seus representantes; ao lado das organizações de classe,os grupos de interesse, as associações de vários gêneros com fins sociais e indiretamente políticos, os movimentos de emancipação de grupos étnicos, de defesa de direitos civis, de liberação da mulher, os movimentos de jovens etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com