TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da analise financeira

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de Administração

Adilson, Anderson,Marineide, Marcos,Patrícia e Welington.

[pic 3]

Miguel Calmon-Ba

2013

Trabalho apresentado ao Curso (Administração)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar em grupo do 3º semestre.

Prof. Profs. Vânia Silva, Regis Garcia, Helenara Sampaio, Monica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise, Rodrigo Trigueiro.

[pic 4]

Miguel Calmon-Ba

2013.

        

A Importância da Análise Financeira para a Saúde das empresas

Atualmente, a análise financeira de balanços é instrumento de grande utilidade para as

empresas, na medida em que fornece subsídios e informações para tomada de decisões.

 É através dela que se podem avaliar variações de certos eventos ou contas sobre a situação financeira de uma empresa.

 O diagnóstico de uma empresa quase sempre começa com uma rigorosa análise de balanços, cuja finalidade é especificar quais são os pontos críticos ou falhos e apresentar um esquema de prioridades para a resolução dos problemas.

A análise de balanços funciona como ferramenta estratégica para a consecução de

planos futuros da empresa, na medida em que permite estimar suas vulnerabilidades e

potencialidades ao longo dos exercícios financeiros.

A partir da análise de balanços, as organizações obtêm informações sobre sua situação

econômico-financeira e as causas das alterações desta situação no decorrer dos anos; seu

desempenho no mercado; sua eficiência na alocação dos recursos próprios e de terceiros; seus pontos fortes e fracos; suas tendências e perspectivas futuras; seu quadro evolutivo; a adequação das fontes às aplicações de recursos; a ocorrência de erros da administração e apresenta suporte para avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras.

Pode-se afirmar que a análise financeira de uma empresa consiste numa observação ou avaliação detalhada dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, bem como das condições endógenas e exógenas, que afetam financeiramente a empresa. Como dados financeiros disponíveis, citam-se, por exemplo, as demonstrações financeiras, os programas de investimentos, as projeções de vendas e fluxo de caixa. Como condições endógenas, citam-se as características da estrutura organizacional, as habilidades gerenciais e o nível tecnológico da empresa. Como condições exógenas, têm-se os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a concorrência existente dentro do ramo de atividade da empresa, os fenômenos naturais, entre outros .

A análise de balanços utiliza as informações contidas nas demonstrações financeiras

com a finalidade de apresentar resultados que proporcionem subsídios para os empresários, analistas ou administradores tomarem decisões necessárias dentro do ambiente organizacional.

Em vista deste objetivo, a análise de balanços apresenta várias técnicas de estudo do

comportamento econômico-financeiro de empresas que podem auxiliar e ampliar a visão empresarial. Dentre essas técnicas, pode-se citar:

1. Análise através de índices financeiros;

2. Análise vertical e horizontal;

3. Análise do capital de giro;

4. Análise Custo – Volume – Lucro e Alavancagem Operacional;

5. Análise da Alavancagem Financeira;

O sucesso das empresas depende de um bom controle gerencial. Há tempos atrás, não

se exigia tanta atenção dessa função da administração, mas com a abertura de mercados e o crescimento, cada vez maior, da competitividade entre as empresas, fatos estes decorrentes da globalização da economia, que exigiu maior nível de qualidade e eficiência dos gestores, esta globalização da economia, que exigiu maior nível de qualidade e eficiência dos gestores, esta função revestiu-se de fundamental importância.

Com a maior concorrência, ganha destaque e longevidade, a empresa que apresenta

competência voltada para seus mercados e identifica as melhores oportunidades de

investimento e financiamento, determinando sua atuação de acordo com o comportamento observado e usando estratégias operacionais, as decisões financeiras tomadas regularmente pelas empresas, de forma contínua e inevitável, giram em torno da captação e aplicação de recursos(decisões de financiamento e investimento). Para uma posição de equilíbrio financeiro, as empresas necessitam adequar a maturidade dos passivos (obrigações) e a capacidade de geração de caixa dos ativos. Igualmente, estas decisões devem estabelecer a atratividade econômica das empresas trazendo sua continuidade e valorização. O retorno dos investimentos realizados deve pelo menos cobrir a remuneração dos proprietários de capital de maneira a viabilizar o negócio.

As empresas definem certos objetivos específicos, como o crescimento que é imposto

por sua própria capacidade e interesse de sobrevivência; a maximização dos lucros, que

representa um objetivo crucial para a atividade empresarial; a independência em relação a outras empresas; e, a maior competitividade e internacionalização, em que as empresas devem ser mais eficientes para concorrer num mercado mais exigente e disputado por grandes corporações.

A busca pelo entendimento e avaliação dos mercados potenciais atual e futuro, o nível

e o tamanho da concorrência, a dependência tecnológica, a atividade dos fornecedores, a

política de preços para o setor e a situação econômico-financeira da empresa é cada vez mais frequente nos dias atuais, principalmente por parte de administradores e empresários que necessitam de dados reais sobre sua empresa.

Muitas empresas, principalmente aquelas familiares de pequeno porte, não conseguem

ou não destinam recursos para analisar ou quantificar o desempenho financeiro de suas

operações. Agindo dessa forma, não conseguem identificar os pontos merecedores de maior atenção, ou seja, aqueles que propiciam excelentes resultados daqueles que levam a grandes prejuízos. A falta de informações gerenciais precisas que auxiliem as decisões de curto, médio e longo prazos impede uma gestão eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (470.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com