TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da análise de custos

Ensaio: A importância da análise de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Ensaio  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

3) Façam uma conclusão contemplando os principais aspectos relacionados à competitividade das empresas no mercado atual fazendo uma conexão com a análise de custos, ou seja, procurem defender nessa conclusão o fato de que a análise de custos pode representar um fator de ajuda para a competitividade das empresas.

A competitividade entre as empresas é uma área que desperta interesses de pesquisadores de economia nos dias atuais. Através da competitividade a garantia da existência das empresas passa a surgir, todavia, se não houvesse concorrência não haveria uma economia notável como se vir hoje.

Diante de tanta competitividade as empresas, através de ações produzem tomadas de decisões estratégicas.

A competitividade á a habilidade ou talento resultantes de conhecimentos adquiridos capazes de criar e sustentar um desempenho superior ao desenvolvido pela concorrência. Através desse conceito surge a produtividade.

O comércio varejista de alimentos é marcado por algumas empresas deterem parte do mercado, ou seja, centralização relativamente alta da produção e também pela possibilidade de recorrer à competição em preços para ampliar a fatia de mercado, é a partir daí que podemos ver a importância da análise de custos na concorrência entre as empresas. Nesse setor embora haja alguma oportunidade para diferenciação a concorrência se realiza predominantemente via preços.

Para Tank e Nassar (2000), a definição do conceito de competitividade tem consequência direta para a escolha dos indicadores do desempenho. A evolução da participação no mercado é um indicador de resultado que tem a vantagem de condensar múltiplos fatores determinantes do desempenho. Custos e produtividades são indicadores de eficiência que explicam, em parte, a competitividade.

A competitividade é um fenômeno que está intimamente ligado aos pontos referentes às noções de concorrência, portanto pode ser entendida como uma conformação entre a estratégia assumida pela empresa levando em conta o fator principal a análise de custos.

4) Qual o conceito e a importância e os objetivos dos conhecimentos relacionados à Contabilidade para administrarmos uma organização?

Dentro e fora das empresas à contabilidade fornece uma infinidade de informações, informações estas que dentro da empresa norteiam as tomadas decisões são o que diz Marion (2006, p.26) “[...] a contabilidade não deve ser feita visando basicamente atender às exigências do governo, mas, o que é mais importante, auxiliar as pessoas tomarem decisões”.

É a partir dos relatórios provenientes da contabilidade que os interessados podem analisar e conhecer os fatos que ocorrem dentro e fora da empresa em determinado período, e então definir o futuro da empresa. Marion (2006, P.26) “Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco em alto mar sem bússola”. Ainda o mesmo autor, Marion (2003, P24) “a contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões”. Concluindo o conceito, a contabilidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando sua consequência na dinâmica financeira.

A contabilidade tem como objetivo analisar as possibilidades de uso das ferramentas de custos para auxiliar a gestão de micro e pequenas empresas; traçar delineamentos da contabilidade de custos no processo de gestão de custos das micro e pequenas empresas; evidenciar como as micro e pequenas empresas podem utilizar as informações de custos, para fins de tomada de decisões.

“O objetivo da contabilidade é o registro da movimentação, da geração e distribuição da riqueza das células sociais, além da interpretação, análise e geração de relatórios econômicos, financeiro e social, fazendo com que os bens, direitos e obrigações estejam demonstrados e valorizados dentro das práticas contábeis definidas pela política contábil ou pela ciência contábil”. (HOOG, WILSON ALBERTO ZAPPA, 2007 P.29).

5) Qual o conceito e a importância e os objetivos dos conhecimentos relacionados à Matemática Financeira e comercial para administrarmos uma organização?

A Matemática Financeira e Comercial estuda as operações correntes do comércio, o quanto vale o dinheiro ao longo do tempo. É o instrumento usado para avaliar e regular as operações prazo e nos permite comprar valores monetários ao longo do tempo.

Podemos conceituara-la por uma forma simples, como o ramo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com